Foi dada a largada para as atividades do Ecoeduca 2025. O projeto de educação ambiental da UERJ – Instituto Politécnico de Nova Friburgo (IPRJ) teve início em março junto com o retorno escolar após a pausa do Carnaval e o fim das inscrições para a iniciativa (relembre aqui).
O projeto Ecoeduca 2025 tem como objetivo levar a educação ambiental para as escolas da cidade em um formato prático e que acione o protagonismo dos estudantes. Assim como foi em 2024, a edição deste ano funcionará em formato semelhante ao de uma gincana, onde os grupos de estudantes inscritos devem realizar atividades propostas e poderão pontuar pela execução dessas atividades.


Para este ano os temas abordados estarão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. “A ideia de abordar os ODS no projeto vem de encontro à necessidade de abranger as dimensões ambiental, social e econômica nos nossos desafios. O ano de 2025 também é um marco com relação aos ODS pois farão 10 anos da criação dos objetivos e faltarão apenas 5 anos para o atingimento das metas traçadas, sendo, portanto, um momento simbólico de reflexão acerca das ações tomadas”, contam Ana Moreira e Mariana Gomes, responsáveis pela iniciativa.
Esta edição do projeto contará com cinco instituições de ensino participantes: Educandário Miosótis, Escola SESI/FIRJAN, Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick, Colégio Estadual Carlos Maria Marchon e Instituto Pátria e Cultura (IPC). Ao todo são 215 estudantes inscritos divididos em 9 equipes. Confira a relação completa.
– Feras da Serra (Educandário Miosótis)
– Estudantes de Rapina (Educandário Miosótis
– Equipe Canindez (Escola SESI/FIRJAN)
– Guardiãs das Águas (SESI/SENAI)
– Eco-Onças (Colégio Estadual Dr. Tuffy El Jaick)
– Equipe Garra Esquimó (Colégio Estadual Carlos Maria Marchon)
– Equipe Guardião Real (Instituto Pátria e Cultura – IPC)
– Tortugas da Serra (Instituto Pátria e Cultura – IPC)
“Para o êxito do projeto buscamos premiar as equipes que conseguirem realizar da melhor forma possível as atividades dentro das propostas enviadas ao longo do ano. O objetivo em premiar a equipe e o professor (capitão) é gerar motivação e agregar os participantes e sua comunidade escolar”, informa a equipe do Ecoeduca.
Para mais informações sobre a iniciativa, como ajudar, ser um patrocinador ou parceiro, entre em contato lasqpol@iprj.uerj.br ou no Instagram @ecoeduca_uerj.
Sobre o projeto
O Ecoeduca é um projeto de extensão da UERJ coordenado pela Professora Ana Moreira do Laboratório de Sustentabilidade e Química de Polímeros (LaSQPol). O projeto foi criado em 2019 no formato de atividades internas para os estudantes de graduação da UERJ. Em 2022 ganhou novo formato, como projeto de extensão, proporcionando um maior alcance na sociedade.
Tem o patrocínio da Águas de Nova Friburgo, Lumiarina e Sustentec Engenharia e Meio Ambiente. O apoio fica com a Br4 Branding e o Descubra Nova Friburgo.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.