Atire a primeira pedra quem nunca sentiu saudades. Recordar alguns momentos pode trazer alegrias e iniciar uma grande troca. É pensando nisso que o Espaço Arp lança uma nova campanha.
Baseada no Dia da Saudade, o objetivo é relembrar histórias, da população com o empreendimento.
A ação será lançada hoje, 30 de janeiro, que é o Dia da Saudade. Uma data comemorada anualmente no Brasil. É um dia dedicado a recordar a memória das pessoas que já partiram, daqueles que estão distantes fisicamente, das lembranças da infância e dos tempos bons que já passaram.
Recentemente, a bióloga e professora Clarisse Lugon compartilhou a história dos avós. Ela os levou em um passeio ao Espaço Arp, local onde ambos trabalharam no passado. A vó Esther encontrou a máquina de escrever que usava e se reconheceu na foto exposta. Já o avô Djalma, com 85 anos, também relembrou dos momentos que passou no lugar.
Histórias que contribuíram para a trajetória da Arp, a primeira indústria de Nova Friburgo. Com quase 111 anos, são mais do que blocos, ruas e galpões: é uma narrativa feita por milhares de friburguenses, de nascença ou de coração.
Agora é a vez dos cidadãos contarem como suas vidas também mudaram com a Fábrica de Rendas Arp e, mais recentemente, com o Espaço Arp.
Por meio deste formulário, envie sua história. Pode ser em vídeo, foto, texto… mas não deixe de enviar! Queremos conhecer todas!
O Espaço Arp planeja, futuramente, transformar essa saudade em uma exposição, fixa, para matar esse sentimento sempre que desejado. E criar novos momentos que se transformarão em saudades.
Esse é um sentimento muito especial. Podemos dizer até mesmo complexo! O léxico “saudade” é exclusivo da língua portuguesa e galega. É cheia de significado e extremamente difícil de traduzir para outros idiomas. Existem termos parecidos, mas nenhum deles é saudade.