Entrelaçando sustentabilidade, linguagem e tradição, o projeto Resistência Artística apresenta a exposição TRAMATOPIA – Artes Têxteis. A nova mostra estreia no dia 16 de maio, aniversário de Nova Friburgo, na Usina Cultural Energisa, e é aberta ao público.
Com a produção dos artistas Cristina Frez, Maria Sanches, Márcio Arqueiro, Sara Marques e Tairone Vieira, a exposição vai buscar materiais na história têxtil de Nova Friburgo, marcada pelo desenvolvimento fabril com tecidos, rendas e fitas, partindo para a produção de moda íntima, que chegou a abastecer 25% da demanda Brasileira.
A iniciativa ainda vai debater a utilização de novos materiais, tecidos não têxteis, num momento exclusivo com a jornalista e historiadora, Aline Santiago.
Além de toda a história que cerca os fazeres, saberes, imagens e imaginários na área, o volume de negócios proporciona uma grande quantidade de resíduo. “Muitas empresas já praticam uma política sustentável de reciclagem e reuso, mas é sempre importante proporcionarmos movimentos que estimulem e oportunizem ambientes favoráveis às boas práticas ambientais”, afirma Wilton Neves, produtor do Projeto Resistência Artística.
A produção da TRAMATOPIA conta com os artistas Cherman Serafim e Paulão, com curadoria assinada pelos artistas Mario Moreira, Mario Massena e Tiago Vianna.
Assim como as demais exposições, tem como força motriz a arte-educação, experimentando e possibilitando o desenvolvimento de novas práticas, técnicas, oportunizando o empreendedorismo artístico e social de participantes e visitantes.
Essa nova temporada do projeto, que já é sucesso desde 2022, também vai contar com palestras, mesas redondas e oficinas, interagindo público e artistas no contexto sociocultural atual.
Os interessados em visitar “Tramatopia” poderão ir, a partir do dia 16 de maio, de terça a sábado, das 13h às 20h. Acompanhe a iniciativa pelas redes sociais, clicando aqui. A Usina Cultural Energisa fica na Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.
1 comentário em “Exposição de artes têxteis é a nova atração de maio na Usina Cultural”