Nova Friburgo está com várias atividades pelo Dia da Consciência Negra. A data é celebrada no dia 20 de novembro, este domingo, e é feriado no estado do Rio de Janeiro. Os eventos acontecem no sábado e no próprio domingo, em dois locais no centro da cidade.
O Espaço Babel recebe no sábado, 19, o “Galanga Livre”. Contará com samba, feira preta com diversas feirantes com seus trabalhos em exposição, roda de conversa, bateria Ritmo Quente da Escola de Samba do grupo A Unidos do Imperador e mais, a partir das 13h.
De acordo com o Império das Negas, organizador do evento, Galanga foi um negro escravizado que fugiu depois de matar um senhor de engenho e, em sua fuga, desfrutou do ouro, do amor e do orgulho da própria cor, elementos dos quais foram tomados pela escravidão, mas fundamentais para existência.
Entrada gratuita. O Espaço Babel fica na Av. Galdino do Vale Filho, 9 – Centro.
No domingo, 20, a partir das 10h, começa o Festival da Consciência Negra. O evento é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, com o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer e o patrocínio da iniciativa privada.
Toda a programação é gratuita e vai até às 20h na Estação Livre (no final da Praça Getúlio Vargas, no Centro).
Cronograma:
10h – Roda de conversa – “Resgate da Cultura Negra” com o Centro Cultural Afro-Brasileiro Ysun-Okê
10h30 – Apresentação dos Jovens Talentos da Campesina Friburguense em homenagem a data
11h30 – Roda de conversa com a escritora e psicóloga Cinthia Lima Ramos
A partir das 12h – Música com o Dj Cosme
14h – Aula de dança com Haroldo Vieira
15h – Apresentação do Ponto de Cultura de Olaria
16h – Apresentação de Capoeira com a Associação de Capoeira Nativos da Serra, mestre Caroço
16h30 – Laborative Dance Connect
17h – Apresentação Sementes do Samba Friburguense
18h – Samba de gafieira com Edu Cigano
18h30 – Apresentação artística com Kennan
19h – Baile Charme com a professora Leticia Moliari
Durante todo o evento:
Exposição de bonecas Abayomys, com as artesãs Silvana de Araújo e Ana Maria Aguiar
Exposição Leyr Rocha de Carvalho – Ação afirmativa na arte
Exposição “O Samba que Move”, de Pedro Lobo
Isa trancista
Brinquedos da Secretaria de Esportes
Sobre a data
O Dia da Consciência Negra, também intitulado Dia Nacional de Zumbi, é celebrado no Brasil em 20 de novembro. Foi criado em 2003, mas apenas em 10 de novembro de 2011 foi oficialmente instituído pela lei nº 12.519.
A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. O dia marca também questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade, a cultura afro-brasileira e atividades que valorizam a cultura africana.
Nova Friburgo foi o primeiro município do Brasil a instituir, oficialmente, a bandeira panafricana, criada pelo ativista negro jamaicano Marcus Garvey (1887-1940). O fato aconteceu há 39 anos.