A Mostra Competitiva Regional do 11º FriCine – Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo – está com inscrições abertas. A oportunidade é para produtores do setor audiovisual que tenham um curta-metragem com temática socioambiental produzido na Região Serrana ou Centro Norte do Estado do Rio de Janeiro.
Para participar, além de estar de acordo com a temática proposta, o curta-metragem precisa ter sido produzido após 1º de janeiro de 2021. Filmes feitos antes dessa data não serão aceitos. Os interessados têm até o próximo dia 22 de agosto para fazer a inscrição, que é gratuita, por meio deste formulário. Neste link também é possível conferir o regulamento completo, disponível aqui.
O FriCine considera como socioambiental os mais variados aspectos das relações e interações da espécie humana com o seu meio natural, enfocados numa perspectiva de sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural.
O objetivo da mostra é estimular o envolvimento e a capacitação profissional de estudantes, residentes na região, visando ao desenvolvimento local das atividades relacionadas à produção audiovisual, tendo como temática as questões socioambientais.
Cinco obras serão selecionadas para exibição no festival, que acontece nos dias 21 a 28 de setembro de 2024 em Nova Friburgo, na Região Serrana. Os selecionados concorrerão ao Troféu Cão Sentado e ao prêmio CTAV, da Secretaria Nacional do Audiovisual, de melhor Curta Regional.
Troféu Cão Sentado
O Troféu Cão Sentado leva o nome do mais conhecido marco geográfico de Nova Friburgo. O Troféu é uma escultura em papel maché realizada pela artista plástica friburguense Ágatha La Piedra.
As premiações da competição regional serão atribuídas por Júri Popular.
Salve a data
A 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental de Nova Friburgo (FriCine) acontece nos dias 21 a 28 de setembro em Nova Friburgo. Para 2024, o tema é “O Futuro em Nossas Mãos – Aqui e Agora”.
Reconhecido por sua longa história e impacto local e nacional, o festival é um dos mais antigos do Brasil ainda em atividade. Focado na sustentabilidade ambiental, social, econômica e cultural, é uma iniciativa de caráter competitivo internacional. Além das exibições, inclui palestras, painéis e oficinas como a Oficina de Criação Cinematográfica, envolvendo estudantes locais na produção de curtas-metragens, promovendo educação e criatividade no cinema. As atividades são gratuitas e vão acontecer em diversos pontos da cidade. Acompanhe o site e as redes sociais do evento no https://fricine.com e @fricinefest.
O 11º FRICINE é produzido pelo FriCine, Lack Produções e Clovis Produtora, com realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Prefeitura de Nova Friburgo e Secretaria Municipal de Cultura de Nova Friburgo, através da Lei Paulo Gustavo.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.