As celebrações por Santo Antônio mal terminaram e a gente já vem com a lista completa em honra a São João Batista. O dia do padroeiro de Nova Friburgo é só 24 de junho, mas a programação religiosa começa nesta quinta, 15, e na próxima semana, tem a tradicional festa na praça.
A novena inicia, como mencionado, nesta quinta-feira, 15, às 19h, com o padre Alexandre José, no Meces e Mãe Mônica. As atividades católicas seguem até o domingo, 25, com a santa missa presidida pelo Bispo Diocesano, seguida de procissão. O calendário completo está na tabela abaixo.
QUINTA-FEIRA, 15 Pe. Alexandre José | 19h Meces e Mãe Mônica Gesto concreto: arroz SEXTA-FEIRA, 16 Pe. Jorge Eduardo | 19h Apostolado da Oração Gesto concreto: leite e biscoitos SÁBADO, dia 17 Pe. Celso Henrique | 19h Terço das mães e Pastoral Familiar Gesto concreto: material de limpeza DOMINGO, dia 18 Pe. Raphael Santos | 19h Pastoral do Batismo e Amigos de Deus Gesto concreto: escova e creme dental SEGUNDA-FEIRA, dia 19 Pe. Claudio Menezes | 19h Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Tingly Gesto concreto: luva descartável para procedimento e álcool 70 TERÇA-FEIRA, dia 20 Pe. Thiago Robadey | 19h | Ambulatório, Pastoral da Aids, Pastoral da criança, Sopão e Obra Social Gesto concreto: óleo QUARTA-FEIRA, dia 21 Pe. Gelcimar | 19h Pastoral dos Coroinhas e Catequese Gesto concreto: pó de café QUINTA-FEIRA, dia 22 Pe. Jandir | 19h Grupo de Oração Caná e Comunidade Shekinah Gesto concreto: farinha de mesa SEXTA-FEIRA, dia 23 Dom Luiz Antônio | 19h Terço dos Homens e Comunidade Shalom Gesto concreto: macarrão e massa de tomate SÁBADO, dia 24 (Dia de São João) Santa Missa, às 10h com Pe. Marcus Vinicius Muros e às 18h com Pe. Jorge Eduardo DOMINGO, dia 25 Santa Missa às 8h, 10h e 17h, com o Bispo Diocesano. Após a missa, procissão. |
A Diocese informa ainda que no período da novena as missas serão realizadas às 8h, 12h e às 19h. Não haverá a missa das 16h.
Festa de São João
A novidade deste ano na programação é o retorno da tradicional festa de São João à Praça Dermeval Barbosa Moreira. O evento não acontecia em frente à catedral desde 2019. Nos últimos anos, devido à pandemia, a parte social foi feita em uma escala menor, nos jardins laterais da igreja.
Os festejos começam na quarta-feira, 21, com muita música ao vivo e as tão aguardadas barraquinhas com comidas típicas, seguindo também até o domingo, 25.
QUARTA-FEIRA, dia 21
15h – Abertura das barracas
20h – Trio Lumiar
QUINTA-FEIRA, dia 22
19h30 – Pe. Omar e o conjunto Dó-Re-Mi, de Petrópolis
SEXTA-FEIRA, dia 23
19h – Banda Israel
20h30 – Los Gringos
SÁBADO, dia 24
20h30 – Banda Apaches
DOMINGO, dia 25
19h30 – Paralelo 14
O santo
De acordo com as informações da Igreja, São João Batista é muito importante no Novo Testamento, pois ele foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação. Ele é também o último dos profetas.
Mais do que santo católico, e para os brasileiros um dos santos juninos, trata-se de um personagem relacionado a uma série de outras tradições e realidades culturais.
No Espiritismo, João é considerado como a reencarnação do profeta Elias. No Mandeísmo, é venerado como Messias e nas religiões afro-brasileiras é representado como Xangô. Os muçulmanos consideraram João Batista um de seus profetas e até mesmo na Maçonaria, sendo considerado o padroeiro dos maçons.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.