Mostra de cinema “#friburgoéfilme, teatro e oficina no Usina Viva de maio

Nova Friburgo ganha programação especial do Usina Viva no aniversário da cidade, 16 de maio, com a estreia da mostra “#friburgoéfilme”. A programação desse mês da iniciativa inclui ainda teatro e oficina. Todas as atrações são gratuitas e acontecem na Usina Cultural Energisa.

A nova mostra conta com longas que tem Nova Friburgo como cenário, além de curtas dirigidos por residentes no município. “A Friburgo é Filme vem celebrar a vocação audiovisual da cidade, homenagear o trabalho dos profissionais locais e o maior diretor friburguense, uma das figuras mais celebradas do cinema brasileiro, que é o Roberto Farias”, enfatiza Renata Spitz, curadora do projeto.

“Roberto Farias – Memórias de um Cineasta” e “Tia Virginia” são as exibições de destaque. Marise Farias, diretora e filha de Roberto Farias, participa do bate-papo sobre a produção dia 16, às 19h, na Usina Cultural Energisa e Fabio Meira, diretor de “Tia Virginia”, gravado na cidade e aclamado no festival de Gramado, também estará presente no dia 17 em uma conversa com o público. Para assistir e participar, as senhas são retiradas 30 minutos antes do evento.

Renata Spitz destaca, além do legado de Roberto Farias, a participação local na produção de longas e curtas e o desenvolvimento de mais esta vocação da cidade.

“Nos últimos anos, foram filmadas seis obras na cidade e queremos que o público e, sobretudo quem trabalhou nos filmes, possam ter contato com essas obras. Para além de trazermos a cidade como locação e cenário, vamos exibir curtas de realizadores friburguenses”.

No dia 18, é a vez do teatro. Às 19h, acontece a peça Imbróglia, e no dia seguinte, dia 19, de 10h às 13h, acontece a Oficina Princípios da Palhaçaria, por Juliana Brisson e Laura de Castro. Imbróglia tem a palhaçaria feminina como tema e na oficina que o grupo oferece na sequência do espetáculo.

Registro da peça “Ninguém Sabe meu Nome” de Ana Carbatti
Foto: Divulgação


Ainda na programação de maio, está a apresentação de “Ninguém Sabe meu Nome” de Ana Carbatti, no dia 26/05, às 18h. Propõe, sem deixar de lado o humor e a empatia, uma reflexão sobre como a sociedade ainda precisa compreender sua responsabilidade e agir para reparar sua dívida histórica com a população preta.  No mesmo dia, das 10h às 13h, será oferecida a oficina “Meu corpo Preto: Ação e Emoção” com a própria Ana Carbatti, voltada para jovens negros.

Veja a programação detalhada:

QUINTA-FEIRA, 16
11h – Exibição do filme “Unicórnio”
14h – Exibição do filme “Macabro” (com acessibilidade – audiodescrição)
16h30 – Sessão de curtas-metragens Friburguenses com Em Busca do Omegatrone, A re-volta do Rei João, Parada de Um Caminho a Caminho do Céu e Cashman.
19h – Sessão Especial – “Roberto Farias – Memórias de um Cineasta”, seguido de bate-papo com a diretora e filha de Roberto Farias, Marise Farias.

SEXTA-FEIRA, 17
15h – Exibição do filme “Missão Cupido” (com acessibilidade – audiodescrição)
19h30 – Sessão Especial – “Tia Virgínia”, seguido de bate-papo com o diretor Fabio Meira.

SÁBADO, 18
19h – Espetáculo teatral “Imbróglia”

DOMINGO, 19
10h às 13h – Oficina de Palhaçaria

DOMINGO, 26
10h às 13h – Oficina de Teatro com Ana Carbatti
18h – Espetáculo teatral “Ninguém sabe meu nome”

Lembrando que as atividades são gratuitas e as inscrições são realizadas por formulários disponíveis no link da bio do instagram (@usinaviva) ou pelo email usina.viva.23@gmail.com. Os ingressos são distribuídos 30 min antes dos espetáculos.

A Usina Cultural Energisa fica na Praça Getúlio Vargas, nº 55 – Centro.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

1 comentário em “Mostra de cinema “#friburgoéfilme, teatro e oficina no Usina Viva de maio”

Deixe um comentário