Nova Friburgo celebra o Dia Internacional Do Orgulho LGBTI+ nesta sexta-feira

Na sexta-feira, 28 de junho, é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, e Nova Friburgo, por meio do Centro de Cidadania LGBTI Serrana I – Hanna Suzart, irá promover na sexta, 28, e no sábado, 29, uma ação de cidadania para marcar a data.

As atividades serão promovidas das 14h às 22h, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro, e contarão com serviços de saúde, orientações jurídicas, exposições e atrações musicais. 

Programação

SEXTA-FEIRA, 28
14h às 22h – – Tenda Arena Saúde, Direita LGBTQIA+ e Conscientize-se “Amor é Amor”
Atrações artísticas: DJs, show de Drag Queer, dança, intervenções artísticas / Coletivo Serra Kunty

SÁBADO, 29
11h às 17h 
– Exposição “Cabeça Feita”, do artista plástico Carlos Daudt 
– Exposição “Upcycling Fashion Momento”, do Produtor de Moda LordG

A ação de cidadania conta com apoio da Prefeitura de Nova Friburgo e da Secretaria Municipal de Cultura; Programa Rio Sem LGBTIfobia (Governo do Estado); Centro de Cidadania LGBTI – Serrana I; Usina Cultural Energisa; UFF – Instituto de Saúde de Nova Friburgo; e Grupo Arco-íris – Cidadania LGBTQIA+.

Atividades acontecerão na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no Centro.

A origem da data

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é uma homenagem ao início da luta organizada pelos direitos desta comunidade, que teve início em 28 de junho de 1969, quando os frequentadores do bar gay Stonewall Inn, em Nova York, nos Estados Unidos, decidiram enfrentar a violência e perseguição policial contra seus membros e espaços de convivência.

Esse episódio é considerado como o marco da origem do movimento LGBTQIA+ atual, de modo a reafirmar o sentimento de orgulho sobre as orientações sexuais e identidades de gênero tipicamente marginalizadas e reprimidas, visibilizando sua presença na sociedade e suas reivindicações.

Nova Friburgo tem uma lei que institui e celebra o Dia Municipal do Orgulho LGBTQIA+, também celebrado em 28 de junho.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário