Nova Friburgo no verão: 5 motivos para curtir a estação mais quente do ano na serra

Nesta sexta-feira, 22, é o solstício de verão. O dia que marca o início da estação mais quente do ano é também quando se presencia o dia mais longo e a noite mais curta. Nova Friburgo ganha um novo charme nesta temporada e a gente te dá 5 motivos para aproveita-la.

O verão começou às 0h57 do horário de Brasília. Nos últimos dias, quem mora aqui no Sudeste já notou que o Sol está nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. A estação é marcada por altas temperaturas e chuvas fortes.

Previsão do tempo

A MetSul Meteorologia indica um verão de temperatura acima a muito acima da média. Na maior parte do Brasil o calorão dos últimos meses tende a se repetir e, até mesmo, ganhar mais força. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) destaca que ainda estaremos sob a atuação do El Niño —que consiste no aquecimento das temperaturas da superfície do oceano no Pacífico oriental e central, e pode provocar fenômenos climáticos extremos. A Climatempo conclui que, em relação às chuvas, a tendência é de chuvas acima da média no Sudeste.

Nova Friburgo

A Região Serrana do Rio é sempre uma ótima pedida para fugir do agito da capital do estado e para curtir o calor sem sentir temperaturas de 50ºC.

Em Nova Friburgo, costumamos ter tardes quentes e noites frescas. O calor pode surpreender em alguns dias, com termômetros chegando aos 33ºC, mas as chuvas típicas também podem trazer um cenário mais parecido com o da primavera. No geral, é um clima ameno e agradável, atendendo a todos os gostos, especialmente se comparado ao Rio.

Se engana quem pensa que só o inverno é destaque por aqui. Por isso separamos abaixo cinco motivos para curtir o verão friburguense.

1 – Período para visitar atrativos naturais, como rios e cachoeiras

Foto: Max Peters


Estamos em uma região que é riquíssima em belezas naturais. Os rios e cachoeiras são a opção para se refrescar, se conectar com a natureza e conhecer todo o potencial dessa área fluminense.

Confira nossas matérias: 5 rios para você conhecer e se refrescar | Guia prático para conhecer e curtir os rios e cachoeiras de Lumiar

2 – Temporada dos esportes radicais aquáticos

Foto: Lumiar Aventura


Se por um lado as pessoas procuram relaxar e repor as energias nos rios, por outro o fluxo das águas é um convite para a adrenalina e emoção. Com o aumento das chuvas na estação, é a temporada do rafting, da canoagem, do rapel e mais! O point é o Encontro dos Rios, em Lumiar.

3 – Curtir a nova estação presente na gastronomia

Foto: Feitoria Cozinha & Cia


Nova Friburgo foi formada por 10 nações e recebeu heranças gastronômicas pra ninguém botar defeito. Misturando esses temperos com o nosso sabor brasileiro e o modo de preparo regional, temos a receita do sucesso: uma gastronomia impecável. No verão, os estabelecimentos capricham nos cardápios para proporcionar essa experiência única. A cidade é também referência quando falamos de cerveja artesanal. Uma “gelada” da serra é tudo de bom.

Confira locais para degustar uma Cerveja Serra Carioca, parceira do Descubra Nova Friburgo:
Descubra 30 lugares em Nova Friburgo para apreciar a sua cerveja Serra Carioca

4 – Aproveitar o comércio local

Foto: Thalles Kadett


Quem quer fazer compras tem as feirinhas à disposição; o polo de moda íntima, praia e fitness para renovar o guarda-roupa com estilo e qualidade; o Mercado Local no Espaço Arp; e, claro, o comércio friburguense.

5 – Ver paisagens de tirar o fôlego


Em cada local, um cantinho novo para descobrir e registrar. Neste fim de ano, aproveite a decoração natalina por toda a cidade. Em janeiro, a natureza proporciona paisagens inesquecíveis, cheia de cores, e contrastes com as chuvas da estação. Em fevereiro, tem Carnaval. No final do verão, em março, as cores do outono começam a dar as caras e essa mistura de temporadas forma cenas únicas.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário