Neste sábado, 17, é dia de limpar a nossa casa, a Terra. Começando por Nova Friburgo. Acontece mais uma edição do Dia Mundial da Limpeza e a cidade está com programação para participar do movimento. As atividades acontecem no Espaço Arp e são abertas a todos.
O município faz parte do CleanUp Day desde 2019. Neste ano, a edição será em formato drive thru. Ou seja, moradores da cidade poderão levar até o empreendimento multiuso resíduos guardados em casa e que não sabem como ou onde descartar corretamente. São eles:
– Vidros
Exemplo: garrafas (long neck, vinho e demais bebidas) e também potes (como de azeitona, palmito, etc).
– Resíduos “lixo” eletrônico
Exemplo: computadores, celulares, tablets, componentes de informática, cabeamento, periféricos de informática e também pilhas e baterias
– Roupas velhas
Aquelas que não servem mais para doação por estarem rasgadas, puídas e/ou manchadas.
– Óleo de cozinha
Exclusivamente acondicionado em garrafa pet com tampa bem fechada
A entrega dos resíduos começa às 9h e segue até às 12h, no Arp Garten. A partir do meio-dia se inicia a contabilização dos objetos e aferição de resultados.
Ainda na programação, acontece às 12h30 a roda de conversa com o tema “Apontamentos para um planejamento comunitário em relação aos resíduos sólidos da região”. A participação é gratuita e aberta ao público.
Toda cidade participante possui lideranças para impulsionar a ação. Por aqui, o Organokits, Festival da Sustentabilidade e Espaço Arp, por meio do projeto SustentArp, se unem para liderar a atividade. Contam com o apoio do Clube do Humus, Reciclotron, Descubra Nova Friburgo, Cerveja Serra Carioca e BR4 Branding.
O Dia Mundial da Limpeza começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. A simplicidade da ideia reuniu 50 mil pessoas naquele dia.
Hoje, é um movimento cívico que une 191 países e mais de 60 milhões de pessoas para limpar o lixo das ruas, praças, rios e praias em um único dia. O Dia Mundial da Limpeza, porém, não se trata apenas desses mutirões de limpezas, mas de uma rede forte e única de pessoas que querem promover a mudança e a conscientização.
No Brasil, a ação é coordenada pelo Instituto Limpa Brasil – Let’s do it! e pela Teoria Verde. São cerca de 1.200 cidades brasileiras participantes e mais de 303 mil toneladas de lixo retirados. Este é o quinto ano do movimento em território nacional.
Saiba mais, se torne um voluntário ou uma liderança – Dia Mundial da Limpeza