Nova Friburgo recebe em maio um dos maiores festivais de dança do país

O festival “O Corpo Negro” chega a sua terceira edição em 2023 com apresentação gratuita de espetáculos criados e executados exclusivamente por artistas negros. Nova Friburgo está na lista das cidades que recebe as apresentações deste que é um dos maiores festivais de dança do país.

A iniciativa é do Sesc-RJ. Os artistas foram selecionados por edital público. Agora, o festival acontecerá em sete cidades do interior do estado, contabilizando 90 apresentações, shows, mostra audiovisual, oficinas e debates. Seu início foi no último dia 29 de abril, data que é comemorada o Dia Mundial da Dança.

As obras são de nove grupos do Rio e de mais 3 estados: Bahia, Ceará e São Paulo. A maioria dos espetáculos são inéditos na capital fluminense. Todas as atividades são gratuitas, com a retirada antecipada dos ingressos nos espaços com lotação limitada.

Em Nova Friburgo, a programação começa nesta quarta, 10, e segue até o dia 26 de maio. Veja abaixo os espetáculos que a cidade vai receber.

QUARTA, dia 10/05
14h – Mostra audiovisual “Damas do Samba”

SEXTA, dia 12/05
19h – Mostra audiovisual “Damas do Samba”

SÁBADO, dia 13/05
20h – Teatro, espetáculo “Motiró”, com a Cia Favela

DOMINGO, dia 14/05
9h às 12h – Oficina “Introdução às bases das danças urbanas Hip-Hop”, com Douglas Barreto e Wagner Faria, da Cia Favela

QUARTA, QUINTA e SEXTA, dias 17 a 19/05
18h às 21h – Oficina de Mestre Sala, Porta-bandeira e Porta-estandarte, com Mestre Manoel Dionísio

SEXTA, dia 26/05
14h – Mostra audiovisual “Congar”
19h – Mostra audiovisual “Ilhas de Calor + Elegbará + Só Sei Sentir”


Por meio das obras, o elenco do festival quer provocar na plateia o valor dos atos culturais brasileiros, elucidando as etnias e credos em diferentes âmbitos. Promover discussões sobre como o racismo estrutural passa pela e com a necessária implementação de ações coletivas de outros setores da sociedade.

“Desde a reelaboração dos livros de história que não podem mais representar como heróis os algozes de todas as etnias escravizadas; até as ações no campo simbólico, como a representação positiva da imagem da pessoa negra na cultura e na sociedade de forma geral”, acrescenta André Gracindo, o analista técnico de Artes Cênicas do Sesc RJ.

O Sesc Nova Friburgo fica na Av. Presidente Costa e Silva, 211 – Centro.

Deixe um comentário