Teatro Municipal recebe o 2º Festival de Histórias da Companhia Arteira

A Companhia Arteira de Nova Friburgo promove no próximo sábado e domingo, 1 e 2 de junho, no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura, o seu 2º Festival de Histórias. O evento tem entrada gratuita e acontece das 17h às 19h.

Nove contadores de histórias, entre eles a convidada especial Ilana Pogrebinschi, apresentarão de forma lúdica e sensível, causos e contos de Mestres e Mestras Populares da região, patrimônios imateriais, com o objetivo de preservar seus saberes através da oralidade.

A iniciativa contará com duas intérpretes de Libras, visando a inclusão comunicacional do surdo. No domingo, 2, haverá uma breve conversa com o público sobre oralidade e patrimônio imaterial.

O trabalho artístico é uma continuidade ao 1° Festival de Histórias da Companhia Arteira realizado em 2021 de forma online, através do Edital Retomada Cultural.

Para este segundo festival, a Companhia Arteira aprofunda sua pesquisa nos ‘objetos de memória’ levando ao palco biografias e causos de rezadeiras(os), erveiros(as), parteiras, brincantes, construtores de brinquedos/presépios, entre outros, que comungam em suas comunidades seus ofícios e suas histórias.

“São contos e causos recolhidos e que aguardam as vozes dos contadores de histórias para serem eternizados”, comenta Silvia Araujo, integrante da Cia.

Veja a programação.

SÁBADO, 1 de junho

17h às 19h – Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura

DONA ZEZÉ | Contadora de história: Catherine Bon (Formada pela Unirio, professora de teatro e integrante da Companhia Arteira)
ALMIR TRINCA FERRO | Contador de história: Jerônimo Nunes (Ator da Companhia Arteira de Nova Friburgo)
FELIPE GABRIEL DA SILVA KNUPP | Contador de história: Patrick Nogueira (Artista circense, músico, narrador de histórias e produtor cultural. Integrante do Circo Viva, é também Gestor Cultural do Centro Cultural Viva e professor na Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha/FUNARTE-MINC)
D. BELINHA | Contadora de história: Gabriela Ribas (Atriz, narradora de histórias, produtora cultural e professora de teatro, integrante da Companhia Arteira de Teatro, gestora da Associação Centro Cultural Viva, professora de teatro da Oficina Escola de Artes de Nova Friburgo)
SEU HERMÍNIO | Contador de história: Gero Band (Ator, professor de teatro, dramaturgo, poeta, integrante da Companhia Arteira de Nova Friburgo)

Intérprete de Libras – Andréa Duarte

DOMINGO, 2 de junho

17h às 19h – Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura

SEU LÉDIO | Contadora de história: Ilana Pogrebinschi (Atriz, diretora, musicista, contadora de histórias, e este ano lançará seu primeiro livro. Centenas de pessoas participaram das suas oficinas de formação e mentoria).
BAIXINHA | Contador de história: Cássio Campos (Formado em Artes Visuais, ator, contador de histórias, focalizador e pesquisador de danças circulares sagradas e co-fundador da Casa Holística de Artes Religare; integra o elenco da Companhia Arteira, atuando como ator e produtor)
D. HILDA | Contadora de história: Maria Luiza Borba (Arte-educadora, Contadora de histórias, Dançarina, Pesquisadora dos Folguedos Populares Brasileiros e aprendiz, através dos mestres populares da Medicina das Ervas) MARIA DO SOCORRO | Contadora de história: Silvia Araujo (Pedagoga, arte-educadora, contadora de histórias, pesquisadora de danças populares brasileiras e atriz da Companhia Arteira)

Intérprete de Libras – Luisa Branco

Ilana Pogrebinschi, Patrick Nogueira e Maria Luiza Borba (nesta ordem na foto) participam do evento
Fotos: Divulgação


Além das apresentações no teatro, o projeto oferecerá duas oficinas de Recursos para Criação e Contação de Histórias, direcionadas para 48 alunos de 9 a 12 anos da Rede Municipal de Ensino, sendo quatro vagas reservadas para alunos com NEE (Necessidades Educativas Especiais), que serão realizadas na CASA – Companhia Arteira Sede Artística (Nova Friburgo).

O 2º Festival de Histórias da Companhia Arteira foi contemplado pelo Edital de Fomento ao Setor Criativo n°05/2023, através da Lei Paulo Gustavo, tendo como realizadores a Companhia Arteira, Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de Nova Friburgo (Secretaria Municipal de Cultura).


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário