Trilha das Centenárias é a nova atração do Parque Estadual dos Três Picos

A Trilha das Centenárias, inaugurada no último dia 30 de novembro, é uma nova atração do Parque Estadual dos Três Picos (PETP). Com 924 metros de extensão, o percurso pode ser completado em cerca de 40 a 50 minutos, sendo ideal para iniciantes na prática de caminhadas, devido à sua dificuldade leve a moderada.

A novidade está localizada na Subsede Vale da Revolta, em Teresópolis. Apesar de ser em uma cidade vizinha, os amantes do ecoturismo de Nova Friburgo vão poder, e muito, aproveitar. Afinal o PETP abrange toda a nossa região, incluindo também os municípios de Silva Jardim, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu.

O grande destaque da trilha são as árvores centenárias, como figueiras, jequitibás, jacarandás, ipês amarelos e guapuruvús, todas nativas da Mata Atlântica. Especialistas indicam que algumas dessas árvores possuem mais de 300 anos. O caminho também proporciona contato com espécies endêmicas e madeiras de lei, reforçando a riqueza e importância da biodiversidade local.


Uma excelente oportunidade para os amantes da natureza explorarem um ambiente único, aprendendo mais sobre nossa Mata Atlântica e curtindo uma experiência marcante. A gente já até mostrou sete motivos para todo mundo curtir o Parque Estadual dos Três Picos. Confira clicando aqui.

Sobre o PETP

O PETP, criado em 2002 e ampliado em 2009, é a maior unidade de conservação de proteção integral administrada pelo estado, cobrindo 58.790 hectares que abrangem os municípios Nova Friburgo, Teresópolis, Silva Jardim, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu. Além de sua beleza natural, o parque é vital para o abastecimento hídrico da região, com suas nascentes fornecendo água para 15 municípios e mais de 2 milhões de habitantes.

O seu nome evoca o imponente conjunto de montanhas graníticas denominado de Três Picos (Pico Menor, Médio e Maior). Este afloramento rochoso, de aproximadamente 2.316 m de altitude, localizado entre os municípios de Nova Friburgo e Teresópolis, é o ponto culminante de toda a Serra do Mar.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário