A Usina Cultural Energisa retorna da sua pausa de fim de ano e começa 2022 com três exposições presenciais! A partir desta terça-feira, 8, os trabalhos vão estar disponíveis nas galerias do local, que se prepara também para ser residência artística da Companhia Arteira.
As exposições são: “Folclore e Carnaval”, de Ignácio Zamudio; “Feliz existência eterna”, de Mario Valdanini; e “Pequenas observações Contempopandemicas”, de Pedro Wrede.
Ignacio Zamudio é artista plástico natural do município de El Tambo, Nariño, na Colômbia. Atualmente vive e trabalha no Estado do Rio de Janeiro, onde tem seu atelier, no qual pratica a docência, desenvolve a pintura, a cerâmica utilitária e a escultura.
Mario Valdanini nasceu em São Paulo e aos 17 anos foi morar em Nova Friburgo, cidade em que viveu até sua morte, ocorrida em setembro do ano passado e pela qual era apaixonado. De família italiana, teve o primeiro contato com artistas ainda criança, ao morar na casa de um escultor durante a infância. Aos 24 anos, aprofundou seus estudos em cerâmica, gravura e escultura na Escola Nacional de Belas Artes, da UFRJ.
Pedro Wrede nasceu em 17 de setembro de 1952 no Rio de Janeiro, é músico e artista plástico autodidata. Já rodou o mundo com o seu trabalho e mostra toda a sua experiência por meio das telas e cores.
Os trabalhos poderão ser conferidos até o dia 25 deste mês.
Residência artística
Depois, a Usina Cultural se prepara para receber a Companhia Arteira de Nova Friburgo para uma “Temporada de residência artística”. A iniciativa terá início logo após as exposições, no dia 26 de fevereiro, com um Cortejo Brincante de Carnaval. Serão três intervenções de 40 minutos cada, a partir das 15h.
A temporada seguirá até abril deste ano, com diversas atividades e programações que serão divulgadas em breve nas redes sociais do grupo teatral e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho (FCOJB), responsável pela Usina e que tem como mantenedora a Energisa.
Lembrando que todas as atividades só acontecem devido ao cumprimento dos protocolos sanitários contra a Covid-19. Só é permitida a entrada com máscara da proteção.
A Usina Cultural Energisa está localizada na Praça Getúlio Vargas, 55, no Centro e funciona de terça-feira a sábado, das 13 às 18h.