Veja como está o acesso de grupos de turismo à Nova Friburgo

Matéria atualizada: Grupos de Turismo, veja como está o acesso à Nova Friburgo

É comum Nova Friburgo receber grupos de turismo. Afinal, a cidade tem diversas atrações e isso a gente sabe bem. Mas com a pandemia e a preocupação em manter a segurança tanto dos visitantes quanto dos moradores, algumas regras para visitação foram estabelecidas.

Para acesso de Transporte Coletivo Turístico, a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, elaborou um cadastro, de forma a controlar a quantidade de grupos de excursão que visitam o município diariamente.

Foto: Centro Cultural Theodoro de Oliveira NF (Facebook)

Para visitar Nova Friburgo, seja para compras ou a passeio, o responsável pelo grupo deverá efetuar previamente o cadastro para obter a permissão de acesso ao município, além de seguir estritamente todos os protocolos de segurança sanitária. Veja a lista abaixo.

– As atividades turísticas deverão seguir estritamente todos os protocolos de segurança sanitária.
– Solicitar a permissão (senha) de entrada na cidade através do formulário, preferencialmente, com no mínimo de 15 dias de antecedência em relação à data da viagem.
– A permissão deverá ser fixada, de forma visível, na parte frontal do veículo.
– Ela é única e intransferível, devendo ser utilizada em apenas um veículo. Para outro veículo, deverá ser feito novo cadastro e solicitada nova permissão.
– As permissões emitidas para “Exclusivamente Compras – Polos de Moda Íntima”, não permitem visitação aos atrativos turísticos.
– Limite máximo de 35 veículos de transporte coletivo turístico por dia.

A prefeitura reforça ainda que as permissões poderão ser canceladas, por parte da Secretaria, em virtude da publicação de um novo Decreto Municipal. Neste caso, os cadastros já efetuados serão reagendados tão logo seja possível. Para fazer o cadastro, clique aqui.

A Secretaria de Turismo recomenda também a contratação de um Guia de Turismo Receptivo, profissional fundamental à qualidade e segurança do passeio.

Cadastro de Guias de Turismo Receptivo

E falando nos Guias de Turismo Receptivo, aqueles que residem e atuam no município devem se cadastrar na Secretaria de Turismo. De acordo com a prefeitura, a iniciativa visa dar mais visibilidade aos profissionais, disponibilizando a lista completa dos guias cadastrados no site oficial do Executivo municipal, bem como no Centro de Atendimento ao Turista do Centro (o popular Centro de Turismo) e do distrito de São Pedro da Serra. 

Arte: Secretaria de Turismo de Nova Friburgo (Reprodução)

Para efetuar o cadastro e fazer parte do portfólio da pasta, basta preencher um formulário online, anexando foto e comprovante de residência, disponível neste link. O profissional deve estar devidamente registrado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), que é um sistema de cadastros para pessoas físicas e jurídicas que atuam no mercado de turismo. 

Para quem ainda não sabe o que é ou pensa em contratar o serviço, o guia de turismo receptivo é o profissional responsável por acompanhar e/ou orientar grupos de pessoas que estão viajando, seja em excursões ou qualquer outro tipo de viagem.

Também são eles que ajudam na montagem do roteiro e na organização das atividades que serão feitas durante o dia, possibilitando que o turista conheça os melhores pontos turísticos, proporcionando as melhores experiências.

Decreto vigente na cidade

O decreto nº 1.281, de 13 de janeiro de 2022, é o que está vigente no momento na cidade.  Para acessá-lo na íntegra clique aqui.

Arte: Secretaria de Turismo de Nova Friburgo (Reprodução)

As restrições para turismo estão no artigo 6. Confira o trecho abaixo.

Art. 6. Ficam autorizadas as atividades de visitação coletivas de cunho turístico e/ou cultural, incluindo todos os seus equipamentos e atrativos, como parques e similares, ônibus, vans e veículos de transporte coletivo turístico, devendo obedecer, obrigatoriamente, aos seguintes regramentos:

I – Ônibus, vans e veículos de transporte coletivo turístico, limitando a 35 (vinte e cinco) veículos por dia, sendo obrigatório prévio cadastro realizado junto a Secretaria Municipal de Turismo;

II – Fica obrigatório o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs pelos funcionários e demais colaboradores e o uso de máscaras de barreira para os usuários;

III – O funcionamento obedecerá, obrigatoriamente, aos critérios de distanciamento entre usuários e funcionários; medidas de barreira higiênica como lavagem das mãos e álcool gel 70%; utilização de máscaras de barreira por funcionários e usuários; protocolo de higienização de superfícies com saneantes preconizados pela ANVISA, além de fixação de meios de comunicação visual entre outros para educação sanitária e ventilação natural e manter a limpeza de aparelhos de ar-condicionado, quando existentes.

Mais informações sobre o acesso à cidade com a Secretaria de Turismo de Nova Friburgo, por meio do telefone (22) 2522-8051.

*matéria sujeita a alterações de acordo com as mudanças estabelecidas pela prefeitura no enfrentamento à Covid-19
**matéria alterada em 10 de setembro. O decreto nº 1.093 passa a valer no lugar do nº 1.049.
***matéria alterada em 1º de outubro. O decreto nº 1.122 passa a valer no lugar do nº 1.093.
****matéria alterada em 22 de outubro. O decreto nº 1.156 passa a valer no lugar do nº 1.122.
*****matéria alterada em 2 de dezembro. O decreto nº 1.197 passa a valer no lugar do 1.156.
******matéria alterada em 13 de janeiro de 2022. O decreto nº 1.281 passa a valer no lugar do 1.197

13 comentários em “Veja como está o acesso de grupos de turismo à Nova Friburgo”

  1. Gostaria de saber, qual parte do decreto, fala sobre a obrigatoriedade de guias de turismo, para um grupo de 9 pessoas? Que só vão, fazer compras, almoçar e ir no teleférico.

    Responder
    • Olá, Rosangela!

      Não há obrigatoriedade de contratação de um guia de turismo, apenas recomendação. A Secretaria de Turismo informa que, porém, no caso de excursões, a presença de um Guia de Turismo Regional, com Cadastur, acompanhando o grupo durante a viagem, é obrigatória. Até para não terem problemas com fiscalização nas rodovias. De qualquer forma, vindo em transporte coletivo turístico, é necessária a solicitação de senha. No caso de vocês, como vão fazer compras e ir ao teleférico, deverão solicitar a senha T.

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder
    • Olá, Raquel!

      Algumas cervejarias como a Pontal, Barão Bier e Alpendorf oferecem visitação na fábrica, mas apenas em dias programados. Ideal que faça contato diretamente com eles para saber mais detalhes. Sobre os pontos turísticos, estão todos funcionando.

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder
  2. Bom dia , porque a obrigação de contratar Guias locais para visitar locais que já conhecemos , somos um Grupo de Senhoras que vai a Friburgo a muitos anos e na atual situação fica inviável ter que acrescentar mais R$200,00 que é o valor do Guia , os tempos estão difíceis , parece venda casada . Isso afugenta o Turista ser obrigados a pagar um Guia , já tiramos do Roteiro a Fazenda das Flores por só aceitar visitação com um Guia da Cidade . Sem noção estamos em tempos difíceis.

    Responder
    • Olá, Eliana!

      Não há obrigatoriedade de contratação de um guia de turismo, apenas recomendação. A obrigatoriedade é apenas em casos de grandes excursões. Para a fazenda das flores, em Vargem Alta, basta marcar diretamente com eles via WhatsApp no número (22) 99239-6488.

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder
  3. Boa tarde!
    Estou tentando fazer o cadastro para obter a senha para entrada de veículo de turismo, mas o site está fora do ar e no número indicado ninguém atende… Como fazer?

    Responder
  4. Já fui diversas vezes a Nova Friburgo, levando grupo para compras e City Tour, mas foram passeios realizados antes da pandemia. Muitas cidades do nosso estado tem adotado este procedimento. Alguns complicando mais do que ajudando o turismo em suas regiões. Nova Friburgo é uma cidade com os pontos turisticos distantes uns dos outros, e a cidade e bem espaçosa, por isso a minha admiração por este decreto adotado. Por outro lado, compreendo que ajuda em muito os guias de turismo locais. Só espero que não complique os acessos de bons turistas como o grupo que sempre levei.
    A WIQUITUR TEM NOVA FRIBURGO COMO UMA DAS SUAS PREFERIDAS!

    Responder

Deixe um comentário