Depois da aparição raríssima de um Sagui-da-serra-escuro na última segunda-feira, 19, o Descubra Nova Friburgo tem mais uma boa notícia para a biodiversidade de Nova Friburgo. A Prefeitura, com apoio do Governo do Estado, está avançando no processo de criação de uma Unidade de Conservação (UC).
De acordo com as informações do Executivo, trata-se de uma área pública superior a 1 milhão de metros quadrados. O propósito é transformar esse espaço em uma área protegida, proporcionando mais uma opção turística e de pesquisa científica em nosso município.
A iniciativa busca ainda formalizar medidas essenciais para a preservação da diversidade biológica local, garantindo a proteção tanto da fauna quanto da flora. A criação da Unidade de Conservação, conforme previsto na Lei n.º 9.985, de 18 de julho de 2000 (SNUC), possibilitará a implementação de diretrizes que asseguram um ambiente ecologicamente equilibrado, bem como o avanço municipal no ranking do ICMS Ecológico.
O estudo técnico ambiental para a criação da U.C está sendo desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.
“A gente está aqui hoje (quinta-feira, 22 de fevereiro), no manancial (do distrito) de Amparo. A nossa equipe está empolgada com tudo o que a gente está visualizando neste lugar. Então essa é mais uma área que a gente quer preservar. A gente precisa avançar (na preservação)”, conta a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Andréa Duque Estrada.
Após um mês de monitoramento da fauna, com o apoio da Concessionária Águas de Nova Friburgo e do fotógrafo Juran Santos, idealizador e responsável pelo relevante projeto Aventura Animal, diversas espécies de animais, incluindo onças pardas, já foram identificadas.
Isso confirma a riqueza da fauna na área, reforçando a relevância ambiental da área e a necessidade de dar continuidade aos esforços para a criação da Unidade de Conservação, visando a preservação e o equilíbrio ambiental em nossa região.
“Estamos falando, no ano da COP-Biodiversidade, de mais proteção do município de Nova Friburgo trazendo (com a gente) a associação de moradores e outros parceiros ao longo desse processo para cuidar dessa área”, finaliza a Renata de Souza Lopes, Superintendente de Gestão Ecossistêmica da Subsecretaria de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.