Usina Cultural Energisa reabre neste fim de semana recebendo novas atrações

O Carnaval passou, o ano começou oficialmente e a Usina Cultural Energisa, no centro de Nova Friburgo, vai reabrir no próximo fim de semana. Iniciando sua programação em 2024, o espaço recebe a nova temporada do Resistência Artística e mais atividades do projeto Usina Viva.

O Descubra Nova Friburgo já contou um pouco sobre as duas iniciativas em outubro do ano passado e acompanhou a programação até 23 de dezembro de 2023 quando o recesso de fim de ano teve início.

Abaixo confira as novidades para este início de 2024 e o que esperar desses talentos da região.

Projeto Resistência Artística

Começando com o projeto Resistência Artística que abre a programação da Usina na sexta-feira, 23. A nova mostra “UnoDiverso” apresenta a produção de oito novos artistas em 2024.

Ana Carolina Turque, Ana Paula Marques Mikoczak, Bruna Dias, Charles Zippi, Flora Lis, Guilherme Caetano, Jhasmyna e Rui Possodelli são os novos talentos da região que vão celebrar a diversidade e a coletividade em um projeto que trabalha a arte educação, o coletivo e o singular em sua produção.

Artistas participantes da mostra, na ordem descrita acima.
Fotos: Divulgação


Além do grupo, a artista Elis Pinto foi convidada para compor a mostra. A pintura, fotografia e a colagem são as principais técnicas utilizadas pelo grupo, com algumas propostas em multilinguagens, e serão apresentadas no primeiro piso da Usina Cultural Energisa.

“A UnoDiverso pretende emocionar e envolver o público mais uma vez apresentando alguns talentos da região na exposição que celebra a diversidade e a coletividade!”, comenta a organização.

A exposição estará aberta a partir do dia 23/02, de terça a sábado, das 13h às 20h.

Projeto Usina Viva

O Usina Viva abre 2024 com mais uma qualificada leva de espetáculos e cursos na área cultural e artística.

“Todo o tempo do mundo”, peça teatral com direção do friburguense Bernardo Dugin, é o espetáculo de estreia, neste sábado, 24, às 19h. Em complemento, acontece no domingo, 25, das 9h às 12h, a oficina “O Ontem é Agora”, com os atores Tânia Noguchi e Bernardo Dugin. A oficina propõe um exercício teatral para além das idades com os participantes.

Em fevereiro, também no dia 24, das 13h às 20h, acontece a Oficina de Elaboração de Projetos com Cris Campos, professora do Departamento de Arte e Produção Cultural da UFF, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da mesma universidade.

Já em março, é a vez do curso de teatro com Tomás Braune, que acontece duas vezes por semana (terças e quartas de 19h às 21h) e vai até julho.

O espetáculo teatral é gratuito e basta chegar com antecedência porque o espaço está sujeito à lotação. Para os cursos, as inscrições são realizadas por formulários disponíveis no link da bio do Instagram ou pelo e-mail usina.viva.23@gmail.com.

Da esquerda para a direita: Tânia Noguchi e Wilson Wagner, Cris Campos e Tomás Braune.
Fotos: Divulgação


“O Usina Viva volta com tudo em 2024 com nossa programação de formação que é base do nosso trabalho. O curso de teatro com Tomás Braune propõe um resgate, uma homenagem, aos cursos da atriz Daniela Santi que formou muitos artistas na região, inclusive o próprio Tomás”, informa Guilherme Rezende Jr., produtor responsável pelo projeto.

Acompanhe o projeto Resistência Artística e o Usina Viva também pelas redes sociais. A Usina Cultural Energisa fica na Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

2 comentários em “Usina Cultural Energisa reabre neste fim de semana recebendo novas atrações”

Deixe um comentário