Quem passa pela Avenida Galdino do Valle Filho, em Nova Friburgo, provavelmente já viu a Igreja Luterana. Mas você sabia que essa comunidade é a primeira luterana da América Latina? Vem descobrir essa história.
Em 3 de maio de 1824, chegavam os primeiros imigrantes alemães à cidade. Considera-se esta a mesma data para a fundação da comunidade luterana, conhecida como a mais antiga do Brasil e até mesmo da América Latina.
Os imigrantes alemães vieram em dois veleiros (o Argus e o Caroline), acompanhados do Pastor Friedrich Oswald Sauerbronn, que anteriormente havia sido pároco em Becherbach, na Alemanha.
Como ainda não havia uma estrutura adequada, os primeiros cultos ocorreram nas pequenas casas dos imigrantes. O pastor Sauerbronn residiu em duas choupanas de taquara e barro, abandonadas pelos suíços.
E numa casa semelhante, sem púlpito e nem altar, celebrou o primeiro culto em 14 de julho de 1824.
Para reunir a comunidade, foi construída em 1827 uma pequena capela, mas teve que ser demolida devido às orientações das autoridades.
Quando o Pastor Sauerbronn já estava bastante idoso, começou a assessorar o jovem teólogo suíço Johann Caspar Meyer, que chegou à cidade em 1854. Em 1º de julho de 1864 o presbitério o nomeou pastor e sucessor de Sauerbronn.
Templo atual
Histórias e tempos depois, foi apenas em 1952 que o templo foi inaugurado: este que fica no início da avenida. A decisão foi feita em uma reunião de diretoria, em 1947. Os sinos foram doados pelas comunidades do Sínodo Brasil-Central. No mesmo ano de abertura foi adquirido o órgão, importado da Alemanha.
Atualmente, o Pastor Gerson Acker é o responsável pela comunidade luterana de Nova Friburgo.
Mas por que Nova Friburgo?
Nova Friburgo recebeu, em 1824, a primeira leva de imigrantes alemães do Brasil, contratados pelo imperador Dom Pedro I. Foram trazidos devido ao grande número de suíços (primeiros colonizadores da cidade em 1818) que abandonaram seus lotes e se dispersaram por todo o Estado do Rio de Janeiro.
Reforma protestante
Foi um movimento religioso que aconteceu na Europa, no século XVI. Teve como principal líder Martinho Lutero, um monge alemão, que por meio de 95 teses fez várias críticas à Igreja Católica e ao Papa, tanto no contexto religioso quanto no político.
Lutero é o nome mais conhecido da Reforma Protestante, contudo tal movimento teve como base os ideais do professor e teólogo inglês, John Wycliffe.
No ano de 1520, Martinho Lutero redigiu três tratados que estabeleciam a base do luteranismo e o início da Reforma Protestante.
Como principal resultado, houve a divisão da Igreja do Ocidente entre católicos romanos e reformados ou protestantes.
Obras na Igreja
De olho nas comemorações do bicentenário da comunidade luterana, em 2024, a Igreja passou por uma reforma completa. A fachada foi revitalizada devido à ação do tempo e o templo ganhando reparos.
“Vamos poder comemorar os 200 anos da igreja com a casa arrumada, reformada e bonita porque é um marco histórico da cidade. Também chamando a atenção dos turistas e dos próprios friburguenses”, comenta animado o Pastor Gerson.
Acompanhe a Igreja Luterana nas redes sociais.
Informações:
(22) 2522-3442
COMO CHEGAR:
Avenida Galdino do Valle Filho, 1, Centro, Nova Friburgo – RJ
1 comentário em “Primeira comunidade luterana da América Latina”