Nova Friburgo é a maior produtora de morangos do estado

Seja sozinho, na salada de frutas ou até mesmo coberto de chocolate, o morango sempre faz sucesso.

Em Nova Friburgo este feito é ainda maior, já que a cidade é considerada a maior produtora de morangos do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a prefeitura, 90% da produção do estado é feita aqui. Mas para chegar a esse número não foi da noite para o dia. Esse trabalho começou há algum tempo, na década de 60, segundo a Plataforma Rural de Oportunidades Sustentáveis e Agroecológicas (PROSA).

A produção está concentrada no distrito de Campo do Coelho. E tem morango o ano todo, viu?

Os produtores substituíram ao longo dos anos o cultivo no solo para o modelo suspenso, nas estufas. Foi essa tecnologia que permitiu o aumento da produtividade, a diminuição das pragas e do desperdício de recursos, como a água. Tudo isso se junta e proporciona um produto com uma qualidade ainda maior.

O uso desse sistema também permitiu a diminuição de uso de defensivos químicos nas lavouras em 95%.

A maior parte da produção é escoada para a cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com a Associação dos Produtores de Morango de Nova Friburgo (Amorango), que conta com 40 produtores associados, são produzidas por ano 700 toneladas da fruta na cidade.

Foto: Divulgação

E se você acha que acaba no morango… a criatividade rola solta e, da fruta, surgem tortas, geléias, bombons e sobremesas de dar água na boca.

Anualmente, todas essas delícias se reúnem na Festa do Morango com Chocolate. O evento, que normalmente acontece em outubro, chega a reunir mais de 20 mil visitantes em um único fim de semana.


COMO CHEGAR:
Campo do Coelho, Nova Friburgo – RJ

5 comentários em “Nova Friburgo é a maior produtora de morangos do estado”

      • Existe também a Cabana dos Morangos. É ainda em Campo do Coelho, passando um pouco das Doçuras da Sueli, porém do lado direito de quem vai para Teresópolis. Agricultura familiar. Família muito receptiva com o Sr.Edimilson e Sra. Elaine. Não há morangos iguais.

        Responder

Deixe um comentário