O Sol subiu a serra e decidiu passar uma temporada em Nova Friburgo! As altas temperaturas, e o tempo um pouco mais firme, são um convite para aproveitar as belezas naturais da cidade. Em destaque: nossos rios e cachoeiras.
Nesta semana, o astro-rei predominou e as temperaturas chegaram aos 29ºC, em plena serra do Rio de Janeiro. O clima típico de verão também permitiu uma chuva no fim da tarde e uma noite um pouco mais fresquinha. A previsão indica que deve ficar assim até o fim de janeiro.
O Descubra Nova Friburgo perguntou aos seguidores no Instagram qual é a escolha deles para essa temporada e você confere a lista dos rios/cachoeiras mais citados abaixo.
Encontro dos Rios
Não vamos fazer um ranking, mas o Encontro dos Rios foi o mais mencionado! O Rio Bonito se juntou ao Macaé e formaram um encontro para lá de agradável no distrito de Lumiar.
É um dos cartões postais da cidade e, pelo visto, um dos points para a galera se refrescar nesses dias mais quentes. De acordo com o pessoal do Visite São Pedro da Serra, existem três opções para os visitantes: se banhar na margem ao lado da estrada, de onde se pode ver a queda d’água; atravessar a ponte para o outro lado e subir até a laje do Rio Bonito, na ampla piscina formada pelo rio ou ir até o Bar do Encontro, onde se pode desfrutar do Rio Macaé e contar com algum serviço.
Mas se engana quem pensa que o Encontro dos Rios é só para relaxar. O local também é muito conhecido pela prática de esportes radicais, como o rafting. Ainda mais no verão quando o nível da água está maior devido às chuvas.
Como chegar? Siga pela RJ-142 (Estrada Serramar), sentido Casimiro de Abreu. O Encontro dos Rios fica a 7,5 km do centro do distrito. Na estrada, há sinalização.
São José
Ainda na região dos distritos, a escolhida foi a cachoeira de São José, em Boa Esperança. Para chegar, é preciso trafegar por mais ou menos 600 metros em uma estrada de chão. Possui uma bela queda d’agua e piscinas, tanto para adultos quanto para crianças.
No local há espaço para alimentação e banheiro. Para entrar, paga-se uma pequena taxa de R$ 5, em dinheiro, e atenção porque só abre nos fins de semana e feriados. Nos comentários, a galera indicou pedir o pastel do bar!
Como chegar? Siga pela RJ-142 (Estrada Serramar), sentido Casimiro de Abreu. Va até o ponto final de Boa Esperança, de lá percorra mais 600 metros na estrada de chão. A cachoeira fica a 6 km do centro do distrito.
Parque Municipal Juarez Frotté
A cerca de seis quilômetros do centro de Nova Friburgo, o Parque Municipal Juarez Frotté é a opção para quem não pode ir muito longe (como a Lumiar, por exemplo), mas ainda assim quer um dia afastado e um contato maior com a natureza.
Tem piscinas naturais com acesso fácil, local para piquenique (não esqueça de retirar seu lixo depois!), área para brincadeiras de crianças, trilhas e mirante. A entrada é gratuita e fica a poucos minutos a pé da pracinha do bairro Cascatinha. O Parque é administrado pela prefeitura. A visitação é aberta ao público todos os dias da semana, das 9h às 17h.
Como chegar? Estrada São Lourenço x Cascatinha, 261 – Cascatinha
Feiticeira
Ainda no Cascatinha, na Estrada do Pico do Caledônia, uma trilha vai te levar a um tesouro escondido: a Cachoeira da Feiticeira.
Esse é um local mais frequentado pelos amantes da natureza, já que não é de fácil acesso. É preciso ter cuidado pois a descida, feita de qualquer maneira, pode se tornar perigosa.
Chegando à cachoeira, relaxe com uma vista maravilhosa da queda d’agua e aproveite um dos cantinhos privilegiados de Nova Friburgo.
Como chegar? Siga em direção ao Pico do Caledônia, na altura do Caledônia Inn.
Adutora
Outro “local secreto” é a cachoeira da Adutora. Também de acesso mais complicado, ela se divide em duas partes. A de cima, diversas piscinas naturais se formam em meio às pedras. Na outra parte, há um espaço mais aberto, com áreas para relaxar e curtir o rio. Para acessar esse trecho, necessita descer uma trilha.
Apesar de ser possível chegar de carro até a entrada da cachoeira, estacionar o carro por lá é irregular e coloca em risco outras pessoas que praticam esportes ou passeiam pelo local.
É mais um ponto queridíssimo do Cascatinha, mas também indicado para quem curte aventura. Não possui infraestrutura de público como outros pontos citados na matéria.
Como chegar? Estr. São Lourenço, 100 – Cascatinha
Lembre-se que Nova Friburgo pode fazer as quatro estações no mesmo dia, então fique atento a previsão do tempo e aos avisos dos órgãos oficiais como Prefeitura e Defesa Civil. Em dias nublados ou com chuva, cancele o passeio. Evite acidentes com as cabeças d’água.
Outro ponto importante é que você estará usufruindo de um presente da natureza. E com ela, não se brinca. Dobre o cuidado especialmente com crianças e idosos. Nesses locais há mato, pedras e bichos. Um bom comportamento gera um aproveitamento completo do espaço e um dia refrescante merecido. Ah! E nada de deixar lixo.
Curtiu? Quer indicar mais locais na cidade? Compartilha com a gente aqui no site do Descubra ou pelas nossas redes sociais. Um ótimo verão na serra!
Foto de capa: Max Peters
Ótimo! Gostei muito dessas indicações. Estava procurando justamente informações sobre as melhores cachoeiras para tomar banho quando for a Friburgo.