Riograndina, distrito de Nova Friburgo, comemora 98 anos nesta terça-feira

Um lugar onde o passado e presente se misturam. Local de grandes manifestações culturais, natureza e uma vida simples. Há 98 anos, era instituído o segundo distrito de Nova Friburgo: Riograndina.

Foi criado pela Lei Municipal nº 1.809, de 25 de janeiro de 1924. Seu nome, na época, era Estação do Rio Grande. Foi apenas em 31 de dezembro de 1943, por meio da Lei Estadual nº 1.056, que o nome foi mudado para Riograndina.

A 40 minutos do centro da cidade, preserva uma grande parte da história friburguense. O complexo arquitetônico referente ao século 19 se mantém até hoje. Riograndina era cortado pela Linha Cantagalo da Estrada de Ferro Leopoldina. Um dos pontos mais conhecidos do distrito é a ponte de ferro, onde o trem passava transportando a produção de café da região. Depois levou produtos, pessoas e até mesmo animais.


Atualmente, a estação de trem permanece por lá, mas com outra função. Ao seu lado, o conhecido Casarão. O prédio abriga o Ponto de Cultura do distrito, promovendo aulas de música, artesanato, dança e mais, gratuitamente para a comunidade. O espaço também possui itens que contam essa trajetória histórica. O Ponto de Cultura foi fundado em 2008 e é mantido pela prefeitura. Esse conjunto de prédios é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro (Inepac).


O distrito também está presente na riqueza cultural de Nova Friburgo. Realiza Folia de Reis, a cavalgada de São Jorge, tem bloco carnavalesco, além do ecoturismo com trilhas e passeios de bicicleta e moto.

Riograndina tem escola, posto de saúde e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Na pracinha, um espaço para socializar e curtir a vida tranquila que o distrito oferece.


Parabéns, Riograndina!

Compartilhe com a gente o seu local preferido do segundo distrito. E se ainda não o visitou, já marca na agenda.

3 comentários em “Riograndina, distrito de Nova Friburgo, comemora 98 anos nesta terça-feira”

Deixe um comentário