Nova Friburgo pode parecer uma cidade pequena, mas na verdade possui um território amplo e diverso. Dessa forma, o município é dividido em 8 distritos. Uma divisão que acompanha a história de desenvolvimento do território friburguense.
Conheça esses locais e o porquê você não pode deixar de visitar cada um deles.
1º – Nova Friburgo (Centro)
Começando pelo Centro. É o primeiro distrito de Nova Friburgo e o principal bairro da cidade. Sendo assim, é visto como o principal centro comercial e administrativo. Além disso, possui diversos bairros residenciais já que é o local em que mais ocorreu desenvolvimento urbano comparado aos demais distritos.
É nesse distrito que estão localizados pontos turísticos como a Praça Getúlio Vargas, a Praça do Suspiro e o Nova Friburgo Country Clube. A avenida Alberto Braune, principal via da cidade, que concentra boa parte do comércio e dos prestadores de serviço, também está por lá.
2º – Riograndina
O segundo distrito é Riograndina. No passado, era cortado pela Linha Cantagalo da Estrada de Ferro Leopoldina. Atualmente, possui o conhecido Casarão de Riograndina, que fica na antiga estação de trem. No local funciona um Ponto de Cultura, promovendo aulas de música e artesanato gratuitamente para a comunidade. Também possui itens que fazem parte e contam a história friburguense.
O conjunto de prédios em seu entorno é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro (Inepac). A ponte de ferro existe até hoje no distrito. Na pracinha, um espaço para socializar e curtir a vida tranquila que o distrito oferece.
3º – Campo do Coelho
Localizando-se às margens da RJ-130, o terceiro distrito de Nova Friburgo é Campo do Coelho. Com inúmeras belezas e abundâncias naturais, a região possui o maior número de agricultores, respondendo pela maior parte da produção agrícola da cidade. Destaca-se a produção de morangos.
Campo do Coelho é também parte do Circuito Terê-Fri. Um perímetro que conta com vários hotéis, restaurantes e pontos turísticos. De exemplo, temos a Casa Suíça, o Apiário Amigos da Terra e o Parque Estadual dos Três Picos.
4º – Amparo
Até o final do Século XX, o quarto distrito era predominante rural. Hoje em dia, Amparo vem se tornando um bairro residencial, com muitas opções turísticas. Feirinhas, artesanato, passeios e muita gastronomia. O local se destaca também pela sintonia com o meio ambiente, ou seja, caminhadas ecológicas e passeios de bikes estão entre as variadas opções.
Um dos mais antigos centros espíritas do país está no distrito, bem próximo à Praça do Coreto. A instituição foi fundada em 1888. É lá na praça também que ficam os guarda-chuvas coloridos. Amparo possui brasão e até mesmo um hino próprio.
5º – Lumiar
A região foi formada por nativos e logo depois pela ocupação dos imigrantes nas margens do rio Macaé e seus afluentes. O quinto distrito de Nova Friburgo é Lumiar. Local do sossego, do artesanato e de uma gastronomia de deixar com água na boca. O ecoturismo também é uma das grandes pedidas.
É um dos destinos friburguenses mais visitados pelos turistas. No verão, os espaços nas cachoeiras são disputados! Próxima à praça do distrito encontra-se a Igreja de São Sebastião, padroeiro de Lumiar, construída em 1901.
6º – Conselheiro Paulino
Conselheiro Paulino poderia ser considerado até uma cidade acoplada em Nova Friburgo. O sexto distrito friburguense é responsável por uma significativa parte do PIB do município. É também a região que mais apresenta crescimento nos últimos anos devido à grande concentração de indústrias, confecções e serviços.
É composto por cerca de 40 bairros e é um dos mais populosos de Nova Friburgo, com mais de 40 mil moradores. Abriga pontos turísticos como a Pedra do Cão Sentado e a cachoeira Véu das Noivas (desativada desde a tragédia de 2011).
7º – São Pedro da Serra
O nome é uma homenagem ao Imperador Dom Pedro I, feito por colonos alemães que chegaram durante o seu reinado. O sétimo distrito de Nova Friburgo é São Pedro da Serra. A cerca de 35 km do centro da cidade, oferece trilhas, passeios, cachoeiras e ainda mais contato com as belezas naturais.
No local foi construído o primeiro templo católico de Nova Friburgo, que tem mais de 150 anos. Excelentes opções gastronômicas, produtos locais, a tranquilidade da vila misturada com o agito da vida noturna são alguns dos pontos fortes de São Pedro da Serra.
8º – Mury
O último, mas não menos importante, distrito de Nova Friburgo é Mury. É a principal porta de entrada para a cidade e ponto de passagem obrigatório para quem se destina a Lumiar e São Pedro da Serra. Localizado a cerca de oito quilômetros da sede do município preserva na arquitetura e em parte de seus estabelecimentos traços significativos da colonização suíça e alemã.
É considerado um dos grandes polos gastronômicos da cidade. Dispõe de várias opções de hotéis. O distrito fica em meio à reserva florestal de Macaé de Cima, área de preservação ambiental, local perfeito para a observação de pássaros e plantas da mata Atlântica.
História de formação dos distritos
Nova Friburgo só tinha um distrito. Esse cenário mudou em 1838 quando foi criado o segundo, denominado de “Nossa Senhora do Paquequer” (atual cidade de Sumidouro-RJ). Em 1844 houve uma nova divisão administrativa deixando a cidade nesse esquema:
1º distrito – freguesia de São João Batista.
2º distrito – freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Paquequer.
3º distrito – freguesia da Aparecida.
Em 1863, o distrito de Nossa Senhora da Conceição Sebastiana foi criado. Mas nos anos seguintes a área do município foi sofrendo uma grande diminuição quando partes de seu território foram cedidas para formar outros como Sapucaia, Teresópolis, Carmo, Sumidouro e Bom Jardim.
Seguindo para 1924, a lei nº 1805 estabeleceu um novo ordenamento dos distritos, dessa forma: 1° cidade; 2° Estação do Rio Grande; 3° Distrito de Terras Frias, com sede em Campo do Coelho; 4° Amparo e 5° São Pedro.
Três anos depois foi criado o 6º distrito, Galdinópolis. Mais uma vez, mudanças foram ocorrendo ao longo dos anos, áreas foram incorporadas em outras, até chegarmos a 1994. Ano da atual formação dos distritos de Nova Friburgo. A divisão foi confirmada, mais uma vez, em 2019, pela lei municipal nº 4.692.
Boa tarde, eu.morava no RJ e vim.morar em Friburgo a dois anos…estou amando, não mudo mais daqui.
O “DESCUBRA NOVA FRIBURGO” é nota dez, tem jeito ajudado a conhecer a cidade
Obrigada, grande abraço
Olá, Ana!
A gente fica muito feliz com o seu comentário! Seja bem-vinda à nossa cidade. Estamos trabalhando para que, a cada dia mais, as pessoas conheçam as maravilhas dessa terra amada. Um grande abraço pra você.
Att,
equipe do Descubra Nova Friburgo.
Boa noite! Estou amando o conteúdo! Sou e fiz pesquisa aqui no Descubra Nova Friburgo para minhas aulas.