O que uma base da Marinha faz em Nova Friburgo, uma cidade da serra do Rio de Janeiro? A explicação é mais simples do que se pensa.
A história começa no século XIX. Nova Friburgo era considerada um lugar com condições climáticas perfeitas, devido às temperaturas mais baixas, ar puro e água abundante. Sua fama de cidade salubre se espalhou, passando a ser conhecida como um verdadeiro sanatório.
Foi assim que a Marinha do Brasil escolheu a cidade para instalar uma enfermaria para seus marujos, já que a que existia em Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, não oferecia as condições de clima necessárias.
Com a missão inicial de tratar vítimas de beribéri, tratou também tuberculose e outras doenças.
Com o sucesso dos tratamentos, a Marinha começou a procurar instalações na cidade para se fixar e manter o trabalho.
A aceitação dos friburguenses, no entanto, não foi tão boa assim. Os moradores tinham medo da cidade deixar de ser salubre e de pegar essas doenças, já que naquela época acreditava-se serem contagiosas.
O movimento foi encabeçado por um veranista muito famoso: o advogado Rui Barbosa. Por volta de 1880, o também escritor, jurista e político redigiu uma carta à Marinha e ao Presidente da República, relatando os malefícios da presença da instituição na cidade.
Foi apenas em 1910 que a inauguração desse espaço pôde acontecer, contando inclusive com a presença do então Presidente da República, Dr. Nilo Peçanha.
O grandioso chalé de 1890, precedido de largo alpendre, apoiado em estrutura metálica, está em um vasto terreno que abriga diversas instalações. Posteriormente, também foi utilizado como campo de internação para tripulantes de navios alemães, durante a Primeira Guerra Mundial.
A cidade passou a receber muitas pessoas em busca de tratamentos de saúde. Muitos deles acabaram ficando no município.
Atualmente, o SNNF conta com um ambulatório para serviços médico-odontológicos e provê assistência aos militares e seus familiares de cerca de 192 municípios dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Também há em suas instalações uma área recreativa, esportiva e social para oficiais e civis aproveitarem as atividades de lazer e hospedagem.
O imóvel é tombado desde 1988 pelo Patrimônio Histórico. Em 2010, o Sanatório Naval de Nova Friburgo comemorou cem anos de existência.
Informações:
COMO CHEGAR:
Av. Gov. Geremias de Mattos Fontes, s/n – Centro, Nova Friburgo – RJ