Academias ao ar livre

Projeto verão que você está cuidando da sua saúde, todos os dias. Quem quer se exercitar, mas não tem muito tempo (ou dinheiro) para isso, pode aproveitar as academias ao ar livre que estão espalhadas pela cidade.

São cerca de 20 locais, nos bairros e distritos, que possuem aparelhagem diversa para uma boa rotina de treino. A proposta é melhorar a qualidade de vida da população, principalmente para o público da terceira idade.

E não precisa se preocupar, tem acompanhamento profissional em algumas delas para a atividade ser eficiente e, é claro, segura.

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, informa que a presença desses profissionais acontece nas academias do Centro (em frente à Igreja Luterana), em Conselheiro Paulino, na praça do distrito, na Chácara do Paraíso, Via Expressa, em Olaria, e Catarcione.

– Centro:

Nas terças e quintas, o acompanhamento acontece em dois horários na Academia do Centro,
– das 7h às 9h
– das 17h às 19h
Com o professor Haroldo Vieira.

– Conselheiro Paulino:

Nas segundas e quartas, das 7h às 9h, o professor Haroldo Vieira estará em Conselheiro Paulino.

– Chácara do Paraíso:

Segundas e quartas-feiras, das 8h às 10h, com a professora Luciane Ferreira.

– Via Expressa:

Terças e quintas-feiras, das 9h às 10h.

– Catarcione:

Sexta-feira, das 9h às 10h.

*Nos dias de chuva, a orientação está suspensa nos locais.

O acompanhamento é considerado fundamental para evitar lesões e aumentar a qualidade de vida da população. Por aqui, de acordo com o secretário de Esportes, João Victor Duarte, as academias escolhidas para contar com a presença dos profissionais foram identificadas como as que mais atraem usuários.

Benefícios da atividade física

Segundo o “Cardiômetro” da Sociedade Brasileira de Cardiologia, somente em 2021, em torno de 322 mil pessoas morreram por consequência de complicações cardiovasculares no país.

Realizar exercícios faz com que os processos do corpo funcionem de forma melhor, além de também auxiliar na saúde mental. Mesmo alguns minutos já trazem resultados.

Com a frequência, as atividades previnem o sedentarismo e não só doenças cardiovasculares, como citado acima. Previne também diabetes, hipertensão, insônia, câncer, ansiedade e outros.

Resumindo: melhora dores, condicionamento físico, qualidade do sono, controle do estresse e desempenho cognitivo.

Nossa dica é dar uma volta nas Avenidas Galdino do Valle Filho e Comte Bittencourt pela via compartilhada (pedestres e ciclistas) e parar na academia ao ar livre para um bom dia de atividades, com cenário para as montanhas, para a Igreja Luterana e o deslizar do nosso Rio Bengalas.

Qualidade de vida!

Deixe um comentário