Bem-vinda, primavera. Confira a previsão para a estação das flores em Nova Friburgo

A primavera começa nesta quinta-feira, 22, às 22h04 do horário de Brasília. Nova Friburgo tem tudo a ver com a estação, já que desponta no cenário nacional de produção de flores de corte. Abaixo, ainda destacamos a previsão dos institutos de meteorologia para a nossa região.

É considerada uma das estações mais agradáveis, já que nesse período a floração modifica a paisagem e deixa o dia a dia mais alegre e colorido. Temperaturas mais amenas e o aumento da umidade do ar são também alguns pontos.

Em Nova Friburgo, a cidade ganha o toque e a beleza da nossa grande produção de flores de corte, que é a maior do estado do Rio e a segunda maior do Brasil.


A localidade de Vargem Alta, no distrito de São Pedro da Serra, é um destino ideal para ver (e levar) essas joias da natureza. O clima proporciona passeios agradáveis por todo o município. Ainda sobre as flores, há várias floriculturas espalhadas pela cidade, como os pontos de venda no bairro Ypu e as vans estacionadas nas ruas do Centro.


Sendo a estação de transição do inverno (clima seco e frio) para o verão (ar quente e úmido), em quase todo o Brasil, primavera significa aumento do calor e da umidade, o que traz de volta a chuva.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no Sudeste a previsão para os próximos três meses é de chuvas acima da média em grande parte da região.

Informação também destacada pela Climatempo. “No decorrer da primavera, o aumento gradual da disponibilidade de umidade e de calor facilita a formação das nuvens cumulonimbus, que frequentemente provocam fortes pancadas de chuva, com fortes rajadas de vento, raios e eventualmente queda de granizo”.


Veja o resumo da previsão da primavera para a Região Sudeste, feito pela Climatempo. Demos relevância aos trechos que compreendem o estado do Rio de Janeiro, nossa região.

Outubro: precipitação total ao fim do mês dentro a acima da média em quase todo o Sudeste. 

Novembro: volume de chuva um pouco acima da média no norte, litoral norte de SP e Vale do Paraíba em SP, centro-sul de MG, incluindo Zona da Mata, e sudoeste mineiro (Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba), quase todo o estado do RJ; temperatura dentro a abaixo da média na maioria das áreas do Sudeste.

Dezembro: total de precipitação um pouco acima da média no fim do mês no sudoeste de MG (inclui Triângulo), no Sul de MG, Grande BH, Zona da Mata Mineira, sul do ES, estado do RJ, Vale do Paraíba, litoral norte e extremo norte de SP; temperatura próxima do normal no estado do Rio.

A estação das flores segue até o dia 21 de dezembro.

Deixe um comentário