Situada à margem da rodovia que liga Nova Friburgo à Bom Jardim, em frente ao posto de pedágio, o Parque Ecológico Cão Sentado encontra-se em extensa área verde, com diversas atividades, como escaladas esportivas, arvorismo, boulders, caminhadas e passagens por grutas.

A Pedra do Cão Sentado é um monumento natural considerado símbolo da cidade de Nova Friburgo. É uma das mais notáveis formações rochosas do parque de Furnas do Catete.

A história se originou, quando um coronel chamado José Augusto Zebende comprou essas terras, local em que alguns de seus amigos padres gostavam de frequentar. Na época eles ouviram muitas vezes os empregados falarem sobre uma pedra que havia no alto da propriedade, que sua forma lembrava um cão sentado. Os padres então resolveram conhecer a pedra e constataram que era verdade.

No ano de 1959 eles localizaram o governador Roberto Silveira, que de helicóptero fotografou toda área, selando um acordo com o coronel Zebende, tombando essa área para o estado, o qual foi reconhecido como ponto turístico.

Em 1960 o governador Roberto Silveira iniciou as obras do Parque Furnas do Catete, mas por conta de seu falecimento em um desastre de helicóptero na Serra dos Órgãos, as obras foram paralisadas. Sendo o Parque inaugurado em 1962 pelo seu sucessor Celso Peçanha.

O que levar?

  • Repelente
  • Dinheiro (Não aceitam cartões)
  • Protetor Solar
  • Taxa de R$15,00

Como Chegar?

Rodovia RJ 116, Km 91,2, s/n – Furnas, Nova Friburgo – RJ, 24030-000 (antes do pedágio).

Ônibus: Linha Furnas do Catete (Empresa FAOL), descer no ponto final, que é no estacionamento do Parque Cão Sentado.

Carro: Siga em direção a Conselheiro Paulino e depois Bom Jardim. Quando chegar na praça do pedágio, entre no estacionamento a direita. Atenção: Não entre na cabine de pagamento, a entrada do estacionamento fica ao lado do pedágio, antes da cobrança.

Quantidade de Vias?

De acordo com o mapa de vias do blog Croquiteca existem 49 vias mapeadas.

Atividades

  • Arvorismo
  • Rappel
  • Muro de Escalada
  • Pesque e Devolva
  • Escalada em Rocha (Somente para Alpinistas)

Existem diversas vias de escaladas e Bolders no Parque de Furnas. As áreas são conhecidas como Setor Cactus, Mirante do Cão Sentado, Pico do Charuto, Pedra do Cão e Pedra do Edifício.

A via tradicional do Cão Sentado é classificada como III A-0 E1 D1 e o caminho passa exatamente pelo “pescoço” e a “cabeça do cão”.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Projeto Gol de Placa

O projeto Gol de Placa é uma organização sem fins lucrativos, criada em 08 de junho de 2002, que tem como missão promover a formação do cidadão, a inclusão social através do futebol e a construção de possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

Agille – Consultoria Esportiva

A Agille é uma consultoria esportiva, atuando no mercado de fitness e wellnes através da gestão da saúde e performance. Acompanhamento individual, treinos em grupo e oportunidades de viagens para a prática esportiva nas melhores provas do mundo.

Percurso Trail Running 12k – Praça Marcílio Dias x Catarina Mãe

Um ótimo percurso para quem gosta de trail running. A subida até o cume da catarina Mãe apesar de curta, tem um ganho de elevação considerável.

Desafio Loft Uphill

Uma corrida de rua curta, com um percurso inédito e desafiador. Kit atleta de alto nível, hidratação e um pós prova divertido no Loft Friburgo.

Três Picos

É o maior parque do Rio de Janeiro, possui atributos naturais excepcionais e preserva extensa porção de Mata Atlântica em excelente estado de conservação na Região Serrana.

Lumiar Aventura

Operadora de turismo de aventura. Conheça Lumiar de uma forma diferente e emocionante.

X