A Pedra Riscada é um símbolo da bucólica região de Lumiar em Nova Friburgo. Um local privilegiado pela natureza e cheio de histórias.

A caminhada até o cume da Pedra Riscada é considerada de Nível Moderada Superior, com alguns trechos de rocha com ascensão em corda fixas e escadas de vergalhões, exigindo um pouco de preparo físico e atenção.

Com um total de 6.340 metros de extensão, desnível de altitude de 745 metros e duração de aproximadamente 4 a 6 horas ida e volta. Um dos prêmios de se chegar ao cume é a visão peculiar da Pedra do Rinoceronte.

Existem dois pontos de água potável no caminho, mas em épocas de seca é recomendável levar água suficiente para o tempo de percurso.

Quem riscou a Pedra Riscada?

A partir de estudos macro e microscópicos, geólogos classificaram a rocha da Pedra Riscada como um granito e puderam descrever sua evolução.Tornando algumas hipóteses possíveis:

1 – A composição da rocha varia entre as linhas verticais;
2 – Os minerais das rochas estão alinhados na vertical;
3 – Existem estruturas verticais no paredão;
4 – Isto aconteceu durante o resfriamento do magma.

Já a lenda popular conta que foram as onças da Toca da Onça que riscaram a Pedra, elas queriam atravessar para a região de Boa Esperança, mas como não tinham outro acesso, tiveram que subir escalando com as suas garras e causaram as ranhuras com as suas unhas.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Casa Suíça

Tomamos como nossa, a missão de divulgar a história da imigração suíça de 1819 e 1820, como também resgatar tradições. Fabricação de queijos e chocolates à moda suíça.

Três Picos

É o maior parque do Rio de Janeiro, possui atributos naturais excepcionais e preserva extensa porção de Mata Atlântica em excelente estado de conservação na Região Serrana.

Pico do Caledônia

Com 2.257 metros de altitude, possui uma das mais belas vistas de Nova Friburgo e de outras localidades próximas, podendo ser até visualizada a Baía de Guanabara e uma parte da cidade do Rio de Janeiro em dias mais claros e com poucas nuvens.

Caixa de Fósforo

A pedra da Caixa de Fósforo é uma das formações rochosas mais curiosas do Parque Estadual dos Três Picos.

Country Clube

Com uma área de 194 mil metros quadrados, dos quais 180 mil em jardins, o Nova Friburgo Country Clube é um dos mais belos e tradicionais clubes do Brasil.

Colégio Anchieta

O prédio foi construído entre 1879 e 1887, em estilo neoclássico, para ser a casa-grande da antiga fazenda e sesmaria do Morro Queimado hoje Nova Friburgo.

X