Pedra Riscada

,

A Pedra Riscada é um símbolo da bucólica região de Lumiar em Nova Friburgo. Um local privilegiado pela natureza e cheio de histórias.

A caminhada até o cume da Pedra Riscada é considerada de Nível Moderada Superior, com alguns trechos de rocha com ascensão em corda fixas e escadas de vergalhões, exigindo um pouco de preparo físico e atenção.

Com um total de 6.340 metros de extensão, desnível de altitude de 745 metros e duração de aproximadamente 4 a 6 horas ida e volta. Um dos prêmios de se chegar ao cume é a visão peculiar da Pedra do Rinoceronte.
Existem dois pontos de água potável no caminho, mas em épocas de seca é recomendável levar água suficiente para o tempo de percurso.

Quem riscou a Pedra Riscada?
A partir de estudos macro e microscópicos, geólogos classificaram a rocha da Pedra Riscada como um granito e puderam descrever sua evolução. Tornando algumas hipóteses possíveis:
1 – A composição da rocha varia entre as linhas verticais;
2 – Os minerais das rochas estão alinhados na vertical;
3 – Existem estruturas verticais no paredão;
4 – Isto aconteceu durante o resfriamento do magma.

Já a lenda popular conta que foram as onças da Toca da Onça que riscaram a Pedra, elas queriam atravessar para a região de Boa Esperança, mas como não tinham outro acesso, tiveram que subir escalando com as suas garras e causaram as ranhuras com as suas unhas.


Anterior

Cão Sentado

Caixa de Fósforos

Próximo

Deixe um comentário