O comércio de Nova Friburgo está autorizado a funcionar neste período de Carnaval. A decisão é do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio já que a folia não vai acontecer agora na cidade.
Mas para que as lojas abram elas precisam assinar, junto aos dois sindicatos, o termo de adesão à convenção coletiva da categoria. Se aderirem, os estabelecimentos podem abrir na terça-feira de Carnaval, que cai no dia 1º de março.
As empresas poderão ainda cumprir expediente normal na segunda-feira, 28 de fevereiro, e na quarta-feira de cinzas, 2 de março.
O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, explicou a decisão.
“Como o carnaval não vai acontecer agora, incluímos a terça-feira na cláusula do nosso instrumento coletivo que permite abertura do comércio em feriados. Acreditamos que a medida, facultativa, dará aos empresários a liberdade para decidir o melhor para os seus negócios”.
Ele, que também é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo, especificou a determinação.
“Habitualmente, no Carnaval, o comércio faz horário diferenciado porque a Avenida Alberto Braune ganha arquibancadas, há blocos e foliões nas ruas, desfiles de escolas de samba etc. Mas o feriado, mesmo, é apenas na terça-feira”.
O Carnaval de Nova Friburgo foi adiado para maio, nos dias 13 a 15, devido ao avanço da variante Ômicron da Covid-19 e o aumento dos casos na cidade no último mês.
Ponto facultativo
A Prefeitura de Nova Friburgo decretou que o dia 28 de fevereiro, segunda-feira, será ponto facultativo. A determinação está no Diário Oficial da última quinta-feira, 17, por meio do decreto municipal nº 1.332.
O ponto facultativo é válido para todas as repartições públicas municipais, com exceção dos serviços essenciais, como Hospital Municipal Raul Sertã, UPA, Maternidade, Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) e Guarda Civil Municipal.
Ainda de acordo com o Executivo, o funcionamento dos serviços e atendimento ao público será retomado normalmente na quarta-feira de cinzas, 2 de março.