Centro Excursionista Friburguense comemora 86 anos

O Centro Excursionista Friburguense (CEF) comemora seus 86 anos de atividade neste dia 20 de julho. O clube de montanhismo é o segundo mais antigo do Brasil, fundado em 1935. São décadas de incentivo ao montanhismo aliado à preservação e educação ambiental.

A entidade social sem fins lucrativos é reconhecida como de utilidade pública municipal pela Resolução nº 422 de 20 de março de 1958. Também é de utilidade pública estadual pela Lei nº 2742/97, de 16 de junho de 1997.

História

Essa história começou, segundo a professora e historiadora Janaina Botelho, com os alemães. Industriais germânicos como Julius Arp, Maximiliam Falck e Otto Siemens, além de terem mudado a história de Nova Friburgo colocando a cidade na Era Industrial, contribuíram com a prática do montanhismo, comum em suas cidades de origem, na Europa.

Otto Siemens, na extrema direita. Foto: Acervo/Janaina Botelho

Foi nos salões do extinto Hotel Central que o Centro Excursionista Friburguense foi criado oficialmente. O primeiro presidente eleito foi Friederich Von Veigl.

Ao longo destes anos o CEF vem oferecendo uma vasta programação direcionada para o montanhismo em diversos locais do Brasil e eventualmente no exterior. A preocupação principal é com a preservação do meio ambiente, o local sagrado de todas as atividades.

O CEF é um dos maiores incentivadores e divulgadores do montanhismo. A atividade já é muito praticada na região, mas precisa, cada vez mais e sempre, ser explorada de forma consciente, ordenada e sustentável.

Ações

Por isso, o Centro vem realizando ações de preservação e educação ambiental como a sua campanha permanente “Traga seu lixo de volta”. A iniciativa foi premiada na Câmara Municipal de Nova Friburgo por indicações de outras ONGs e o Conselho Municipal de Nova Friburgo. Plantio de mudas e palestras em escolas também fazem parte da iniciativa do CEF.

Foto: Centro Excursionista Friburguense

Aos seus associados são oferecidas atividades como caminhadas, escaladas, acampamentos, cursos, palestras, campanhas ecológicas, exibições de filmes clássicos e técnicos, entre outras.

Atualmente, o grupo é presidido pelo Claudio Tardin. Uma diretoria, composta por alguns dos membros “cefistas”, trabalham com dedicação para o bom funcionamento do clube que se mantém basicamente pela contribuição de seus associados. De acordo com o CEF, este dinheiro é destinado a manutenção e melhoria da entidade bem como aquisição de material para as atividades.

Claudio Tardin. Foto: Descubra Nova Friburgo

Faça parte do CEF

Todas as quintas-feiras o CEF realiza suas reuniões sociais, a partir das 20h. Os associados e convidados encontram-se para marcarem as excursões do fim de semana, bater papo, trocar informações sobre montanhismo e várias outras atividades.

Se você deseja tornar-se um cefista, basta ir a uma reunião social na sede que fica na rua Aristão Pinto, nº 101, no Centro. Levar uma foto 3X4, cópia do RG e um atestado médico. É preciso também preencher a ficha de inscrição, passar a participar das atividades e aguardar a aprovação de sua entrada pela diretoria.

Siga o Centro Excursionista Friburguense no Instagram e acompanhe também as novidades pelo Facebook. Informações pelo número (22) 99850-5392.

Vida longa ao Centro Excursionista Friburguense!

Anterior

Nova Friburgo, cidade das trovas

Sete motivos para visitar o Parque Estadual dos Três Picos

Próximo

Deixe um comentário