Comemorando 20 anos, Usina Cultural Energisa reabre em Nova Friburgo

Mais um local friburguense recomeça suas atividades com a flexibilização. A Usina Cultural Energisa reabriu nesta terça-feira, 7, com uma super exposição coletiva com 13 artistas da cidade. Uma reabertura bem a tempo de finalizar as comemorações dos seus 20 anos.

O espaço fechou logo assim que a pandemia foi decretada, em março de 2020. Sem saber quando poderiam reiniciar sua programação, investiram em diversas ações online. O administrador da Usina, Philipe Oliveira, conta como foi esse período.

“Recriamos as nossas galerias virtualmente para o público se sentir em casa, e realizamos exposições virtuais de artistas friburguenses. Tivemos também uma Mesa Redonda sobre Economia Criativa, realizamos diversas apresentações Teatrais de grupos locais e oficinas de auto cuidado ao longo do ano”.

Todo esse conteúdo está disponível no canal do YouTube da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, responsável pela gestão do espaço cultural.

Mesmo com o fim de ano bem próximo, a vontade de reabrir foi bem maior. Nas próximas duas semanas os friburguenses e turistas vão poder conferir a exposição coletiva, composta por 13 friburguenses. São eles: Ágatha Lá Piedra, Cacau Rezende, Cecília Ottoni, Francis Kastaslski, Lucilea Noel, Maria Cristiane, Magda Sheeny, Marcelo Auad, Penha Mattos, Raimundo Peres, Regina Lo Bianco, Rose Aguiar e Sônia Guaraldi.

São quadros, fotografias, peças de cerâmicas e mais. “Os trabalhos estão belíssimos e todos estão à venda, não percam”, convida Philipe.

A exposição inaugurou no dia 07 de dezembro e vai ficar aberta à visitação até o dia 18 deste mês, de terça a sábado, das 13h às 18h. Para manter a segurança e o conforto da visita, os protocolos contra a Covid-19 são mantidos.

“Temos como medida de segurança o controle de entrada do público, no máximo 10 visitantes por vez. Temos disponíveis totens com álcool em gel para todo o público. Só está permitida a entrada de visitantes utilizando máscara de proteção”, conta o administrador.

Comemoração em dobro

A Usina Cultural Energisa comemora, em 2021, seus 20 anos de atuação na cidade. O espaço reabre bem a tempo de finalizar as celebrações marcadas para o ano.

A equipe não esconde a felicidade de poder dar esse presente para a população e de ver a casa de portas abertas novamente, depois de um grande tempo de incertezas.

“Em junho de 2021 comemoramos os 20 anos da Usina Cultural, e para não passar em branco realizamos diversas ações online. Ficamos muito felizes em poder reabrir a tempo de dar mais esse presente para cidade, uma belíssima exposição coletiva com artistas locais”.

A Usina Cultural fica na Praça Getúlio Vargas, nº 55, no Centro.

Deixe um comentário