O ano mal tinha virado e já estavam pensando no Carnaval do Rio de Janeiro. Alguns blocos saíram até mesmo na primeira semana de 2023. Afinal, quem não estava com saudades do Carnaval de Rua? Saiba tudo o que vai rolar para este ano nesta Conexão Friburgo x Rio.
Nova Friburgo tem o segundo maior Carnaval do Estado do Rio, perdendo somente, é claro, para a cidade maravilhosa. Com a proximidade dos municípios, tanto nos talentos carnavalescos (confira aqui) quanto em trajeto, é fácil curtir a folia dos dois lugares.
Na Serra Carioca, os blocos estão com seus ensaios nos fins de semana, mas a festa só começa mesmo lá para fevereiro. Já no Rio de Janeiro, oficialmente, o Carnaval de Rua teve início no último sábado, 20. Detalhe: esse será o maior esquema operacional já feito para a data, de acordo com a Prefeitura do Rio.
As informações foram divulgadas na última quinta, 19, pela Riotur, a Dream Factory, empresa responsável pela produção do Carnaval, e os órgãos públicos envolvidos.
Número de blocos
Começando pelo número de megablocos. Serão oito! “A Prefeitura resolveu criar um circuito de megablocos para concentrar os desfiles maiores e diminuir os transtornos à população. Dessa forma, o controle da segurança, por parte da Polícia Militar, fica mais efetivo”, destaca Ronnie Costa, Presidente da Riotur.
A previsão inicial é de que sejam realizados 456 desfiles. Este número pode mudar dependendo das autorizações e da confirmação dos próprios blocos.
Para auxiliar o folião, seja da cidade ou turista, a Prefeitura do Rio lança nesta terça-feira, 24, um aplicativo gratuito para localizar os blocos. Separados por bairro, com trajetos detalhados e tudo que a gente gosta para não perder uma festa sequer.
Detalhando o esquema
E por que será um dos maiores esquemas operacionais para a data? A Prefeitura detalha os números que afirmam esse processo gigantesco.
– São 220 ambulâncias e oito postos médicos, para oferecer atendimento de qualidade sem inflar o sistema público de saúde
– 34 mil banheiros químicos posicionados pelas regiões dos blocos
– Mais de dez mil vendedores autônomos cadastrados, identificados com colete
– 2550 garis, carros-pipa, equipamentos de higienização de urina, varredeiras de grande, pequeno e médio porte e mil contentores de 240 litros
– Painéis de LED por toda a cidade com orientação de trânsito
“Pretendemos ter um carnaval muito mais limpo e sustentável. Então, a Comlurb junto com a Guarda Municipal atuará de forma muito rigorosa neste sentido, para poder coibir, fiscalizar e multar os mal-educados”, afirma Flávio Lopes, presidente da Comlurb.
De acordo com a Riotur, são esperados mais de cinco milhões de foliões. É isso mesmo: milhões. Os blocos se apresentam até o dia 26 de fevereiro.
Agora que você está por dentro de todo o esquema, coloque a fantasia, prepare o roteiro pelos blocos, não esqueça da alegria, do respeito e curta muito o Carnaval do Rio de Janeiro.
Foto de capa: Alexandre Vidal (Riotur)
O Conexão Friburgo x Rio é um projeto do Descubra Nova Friburgo. Viabilizado em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e sua Secretaria de Integração Metropolitana, por meio do programa IntegraRio.