Espaço anexo na Usina Cultural é reaberto e ganha exposição feita por mulheres

Nova Friburgo está respirando cultura neste fim de ano! Depois de cinco anos fechado, o espaço anexo à Usina Cultural Energisa reabre recebendo “Toda Potência Ao Corpo”. A ocupação reúne o trabalho de oito artistas, todas mulheres, a maioria de Nova Friburgo.

A mostra conta com variadas linguagens artísticas, bordado, pintura, lambe-lambe, poesia, audiovisual, escultura e fotografia e pode ser visitada de terça à sábado, na Usina Cultural. A exposição é gratuita.


Os trabalhos de Agatha La Pietra, Karina Poll, Maiara Felício, Maria Sanches, Mayra Muniz, Rayune, Roberta Alves e Mariana Pietrobon (em ordem na foto acima) retratam de forma sensível e potente os universos particulares de cada artista, que dialogam horizontalmente temáticas como corpo, território, cidade, dança, vida e afetos.

De acordo com a organização, a ocupação foi montada em quatro dias com o objetivo de revitalizar e reconhecer a importância desse espaço, que estava fechado, para artistas da cidade e arredores.

“Apesar de algumas artistas nem se conhecerem pessoalmente até então, os trabalhos foram interagindo tanto com o espaço como ele se apresentava, quanto uns com as outros, e apesar do pouco tempo, todos os trabalhos acabaram conversando de forma totalmente harmônica!”, comenta Maria Sanches, produtora da mostra e curadora.

Para Rayune, uma das participantes dessa mostra, “Nossa cidade coleciona artistas independentes e um lugar como esse é extremamente importante para proporcionar a troca de experiências entre esses artistas e principalmente permitir que o público em geral tenha acesso a essas obras”.

A expectativa agora é incorporar mais atividades, oferecendo um momento para troca e conversa entre as artistas e o público. A primeira delas já acontece no próximo dia 15 de novembro, feriado pela Proclamação da República, às 18h30. As artistas participantes vão contar sobre o processo de criação com mediação de Bruna Costa, professora da turma de História da Arte do CEFET Nova Friburgo.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário