Festival Junino de São Pedro da Serra agita o fim de semana

Com a pandemia um pouco mais controlada e o retorno dos eventos, uma pergunta se espalhou pelo 7º distrito: vai ter a Festa de São Pedro da Serra em 2022? Sim, mas a vila traz um novo formato para este ano e mostra que com carinho e dedicação tudo é possível.

A Festa de São Pedro da Serra é realizada há mais de 150 anos. Desde 2017 não é mais preparada pela Igreja, o que fez com que os moradores, comerciantes e pousadeiros do distrito assumissem.

Com o período crítico da Covid-19, o distanciamento social e as restrições sanitárias, a festa está há dois anos sem acontecer. E quase não retomou em 2022.

“Tudo foi interrompido e, na hora de retomar a festa, esbarramos no elevado custo para fazê-la frente a uma enorme lista de exigências de órgãos municipais e estaduais. Como esse nosso evento é comunitário, ou seja, não conta com patrocínio de governo, esse custo inviabilizou a festa (da maneira) feita no último ano antes da pandemia, em junho de 2019”, conta João Carlos Leal, membro da Associação do Comércio e Indústria de São Pedro da Serra (ACISPS).

Com tamanha tradição, os envolvidos não podiam deixar mais uma temporada passar em branco. Por isso, eles abriram mão daquele modelo pré-pandêmico e trouxeram de volta o Festival Junino de São Pedro da Serra, um festival gastronômico e musical.

Em conjunto, foi decidido o seguinte formato. Nos dias 24, 25 e 26 de junho, três pontos da vila (a praça, o “meião” e o Largo do Estrela) vão estar enfeitados e as comidas típicas vão ser incorporadas aos cardápios dos bares e restaurantes parceiros.

A programação musical também fica por conta desses parceiros da iniciativa. Não vai ter barracas pelo distrito e nem interrupção da rua.

No início da semana, os donos dos estabelecimentos, moradores e amantes de “SPS” arregaçaram as mangas e subiram nas escadas para deixar a decoração pronta para o fim de semana.

Veja o cronograma de apresentações:

SEXTA, dia 24

19h – Cristian Kiffer & The Bass, com Jazz Instrumental – na Cantina Florêncio.

20h – Trio Pirilampo no arraial do Armazém Andar de Cima.

20h – Fábio Lísias traz para o palco um repertório de MPB e pop – na Taberna dos Sinos

20h – Léo Low e os Lowcomotivos – no Tá Pra Peixe São Pedro da Serra

SÁBADO, dia 25

16h – A época é de forró, mas o samba, tão brasileiro quanto, foi convidado e decidiu fazer uma rodinha para animar o Largo do Estrela – no Refazenda

19h – Lú Garcia é a estrela que irá animar a noite de quem for visitar este belo arraial, bem no meião da vila – no Empório Ulyana.

19h – Cristian Kiffer mantém o contraste do Jazz Instrumental com a decoração e o cardápio junino nessa segunda noite do “Arraiá do Sinhô Florêncio” – na Cantina Florêncio.

20h – Muito rock internacional com ele, o Mark James! – na Taberna dos Sinos

20h – Os Mansurelli – no Tá Pra Peixe São Pedro da Serra.

DOMINGO, dia 26

13h – Forró para dançar com pé na grama é com ele, o Rei, Reinaldo Queiroz e convidados – na Praça do Coreto

13h30 – A sanfona de Bastian Martinez e a flauta de Martina vão embalar – no Refazenda.

Como não haverá barraquinhas, João Carlos dá uma dica para quem for aproveitar no distrito. “De manhã, depois do café, saia pela vila para passear e vá mapeando quem oferece o quê (de comida típica). Depois, na hora que a fome voltar a bater, siga a sua lista de favoritos”.

Deixe um comentário