Quem está em busca de arte, cultura e lazer de qualidade, o distrito de Lumiar está com o fim de semana repleto de atrações, e o melhor de tudo, gratuitas. Dezenas de talentos da região se reúnem para promover três dias diferenciados em um dos destinos mais queridos de Nova Friburgo.
O Descubra Nova Friburgo resume as ações no texto abaixo. Confira!
3º FÓRUM POPULAR DE CULTURA
Unindo artistas, agricultores, produtores, comerciantes e toda a comunidade local, em prol do desenvolvimento cultural de Lumiar e Biorregião, acontece nos dias 24 a 26 de maio, a 3ª edição do Fórum Popular de Cultura de Lumiar e Biorregião.
Dando continuidade ao projeto que acontece desde 2022, os interessados vão conferir, além do encontro dos Grupos de Trabalho (GT’s), rodas de conversa, apresentações musicais e performática, apresentações circense, mostras e oficinas.
A iniciativa busca dar mais espaço aos artistas locais e estabelecer um diálogo com a comunidade, de modo a valorizar as riquezas da cultura, levantar necessidades e propor soluções para os desafios da região, pensando no futuro.
Os encontros dos Grupos de Trabalho acontecem no segundo dia de Fórum, 25 de maio. Interessados podem se inscrever pelo formulário online, clicando aqui. Já a programação completa desses três dias você confere no @forum_cultural_lumiar. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público.
FESTIVAL LUMIAR
Dentro dessa vasta programação do Fórum de Cultura, acontece a 1ª edição do Festival Lumiar, no sábado, 25. “Atrações musicais gratuitas, em praça pública, pra levar uma pequena amostra da cultura da região para o coração de todos que quiserem se alimentar com som, amor e arte”, é o que informa a organização.
As apresentações acontecem na Praça da Euterpe Lumiarense a partir das 17h30. Os artistas são: Gui Fleming + Pandeirosas, Gustavo Macacko + Zé Zen, Léo Viramundo & Madame Baderna e Jequitibá Rosa.
Acompanhe o festival nas redes sociais pelo @festivallumiar.
PALHAÇAS A CAMINHO
Outro destaque da programação do fórum é o “Palhaças a Caminho”. O espetáculo inédito pede passagem para a mãe solo palhaça Mequetréfa, que traz sua bebê no colo, e para a palhaça Chica, que traz um espetáculo gratuito na sua bicicleta.
Em curta temporada de circulação pelo Estado do Rio de Janeiro, a montagem se apresenta no domingo, 26, às 17h, na Praça Carlos Maria Marchon, em Lumiar. Com um cenário lúdico e uma estética glamourosa, elas montam um circo em praça pública para realizar um show com perna de pau, mágica cômica, música, acrobacia e habilidades excêntricas.
“Usamos o humor e a palhaçaria para questionar os papéis da maternidade nesse contexto patriarcal da sociedade atual, além de refletir sobre a realidade da maternidade nos dias de hoje. Assim, jogamos luz em temas importantes, como a falta de remuneração e a desvalorização política, econômica e social desse ofício, que implica dedicar tempo da própria vida para se responsabilizar pelo cuidado de outros seres”, destaca Glaucy Fragoso, que assina a dramaturgia e a direção da peça, além de dividir a cena com Carolina Marquiori, idealizadora do projeto.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.