O cearense Geraldo Simplício mora em Nova Friburgo desde 1969. Numa manhã de 1981, caminhando num recanto do seu sítio, localizado na estrada que liga Friburgo à Teresópolis, olhou para um barranco de terra e viu a forma de uma mulher. Desta inspiração nasceu a sua musa, e, também, sua primeira obra.

Nascido em 1945, Nêgo já teve suas obras exibidas  no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio, e na Feira de Artes de Friburgo. Muitas de suas peças foram adquiridas por alemães e algumas estão expostas no Museu de Stuttgart, na Alemanha.

O escultor estreou no mundo das artes em 1966, com uma exposição no município cearense de Crato. À época, suas esculturas eram feitas em madeira e o trabalho teve mostras nas cidades de Fortaleza e Recife (PE). Neste período, conheceu no Rio de Janeiro a crítica de arte Cecília Falk, que incentivou Nêgo na trajetória artística e em sua mudança para Nova Friburgo.

O mestre cearense nunca chegou a frequentar a escola. Nêgo diz ter uma “cultura auditiva”; é capaz de citar os cientistas Galileu e Stephen Hawking, e o escritor Franz Kafka em apenas uma conversa. Bom de papo, brinca que faz as esculturas apenas para atrair as pessoas e prosear.

“Não quero nada além desse jardim. Ele é minha loteria”, resume o artista.

SAIBA MAIS >

Endereço

Jardim do Nêgo. RJ 130, km 55, Campo do Coelho

Contato

(22) 2543-2253

Informações Úteis

  • Valor da visitação: R$
  • Aberto diariamente, das 8h às 17h.

Como Chegar

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

4×4 Cantos Ecoturismo e Receptivo

Opções de turismo ecológico e de aventura, com roteiros diferenciados que unem aventura, belezas naturais, ótima gastronomia, a história e os costumes locais.

Country Clube

Com uma área de 194 mil metros quadrados, dos quais 180 mil em jardins, o Nova Friburgo Country Clube é um dos mais belos e tradicionais clubes do Brasil.

Colégio Anchieta

O prédio foi construído entre 1879 e 1887, em estilo neoclássico, para ser a casa-grande da antiga fazenda e sesmaria do Morro Queimado hoje Nova Friburgo.

A Praça do Suspiro recebeu o primeiro Urban Hacking de Nova Friburgo

O primeiro Urban Hacking de Nova Friburgo foi um sucesso, a praça do Suspiro recebeu no domingo, dia 24 de Junho, uma série de atividades culturais, sociais e ambientais.

Festival de Truta de Nova Friburgo

Durante todo o mês de Novembro, dezenas de restaurantes participarão do evento com pratos especiais feitos com o peixe de carne nobre.

X