Nova Friburgo nas telinhas e telonas. Conheça novelas e filmes gravados na cidade

Nova Friburgo é destino certo para quem busca qualidade de vida, calmaria, belezas naturais e uma excelente gastronomia. Mas a cidade, ao longo das últimas décadas, se tornou parada quase obrigatória de muitas produções nacionais do setor audiovisual.

Quem aqui se lembra do especial de Natal da Xuxa, em 1993, “Presentes Mágicos”? O projeto teve cenas gravadas no Nova Friburgo Country Clube. A rainha dos baixinhos desceu de helicóptero na área do parque aquático do clube para iniciar as gravações. Em 1998, Xuxa voltou à cidade, mas dessa vez para se apresentar no Estádio Eduardo Guinle, em Olaria.

Xuxa nos jardins do Nova Friburgo Country Clube durante o especial de 1993.
Foto: Reprodução/YouTube


Já a mais recente gravação aconteceu em outubro de 2022 em Lumiar para a nova novela da Rede Globo, “Vai na Fé”. O projeto integra o horário das 19h e estreia nesta segunda-feira, 16.

A trama traz uma história cheia de romances, humor e com mensagem de esperança. Gira em torno da trajetória da protagonista Sol, interpretada por Sheron Menezzes. Além do núcleo central, outros personagens que prometem dar o que falar são Lumiar (Carolina Dieckmann) e Dora (Claudia Ohana). Advogada e esposa de Ben, Lumiar é filha da terapeuta holística Dora, que é seu oposto, vive na cidade que deu nome à filha e tem um refúgio chamado “Paz de Lumiar”.

Elenco e diretor de Vai na Fé gravando as cenas do Refúgio Paz de Lumiar, no Parador Lumiar
Foto: João Miguel Junior (TV Globo)


Bom, nós sabemos que Lumiar não é uma cidade e sim distrito de Nova Friburgo. De qualquer maneira, para fazer jus à história e ao nome da personagem, as cenas desse núcleo foram gravadas, é claro, no 5º distrito friburguense. Algumas das locações são o Encontro dos Rios, o Parador Lumiar e a RJ-142.

Produções e mais produções

Mas essa, definitivamente, não é a primeira vez que a beleza de Nova Friburgo é registrada pelas câmeras. Só em Lumiar, por exemplo, temos cenas nas novelas Pacto de Sangue (1989), Irmãos Coragem (1995), Vira Lata (1996), Força de Um Desejo (1999), Uga Uga (2000), Kubanacan (2003), Paraíso (2009) e Cheias de Charme (2012).

Gravações de Kubanacan na ponte do Encontro dos Rios.
Foto: Encontro dos Rios (Divulgação)


O Colégio Anchieta, instituição estudantil privada e centenária, serviu também de cenário para a novela Kubanacan (2003), assim como para a trama Mapa da Mina (1993).

O Hotel Bucsky, além de receber atores, produtores, assistentes e diretores em algumas dessas ocasiões, foi locação para a novela As Três Marias (1981).

Apesar de não ter cenas definidas, a temporada 2011 de Malhação cita Nova Friburgo quando alguns personagens viajaram pra Serra e isso desencadeou reviravoltas na história. Já na novela Rock Story (2016), o cenário de Nova Friburgo entrou em ação quando a banda 4.4, que era do filho do personagem Santiago (Vladimir Brichta), gravou cenas na cidade.

Minisséries

Em relação às minisséries, temos o registro de Nova Friburgo nas fichas técnicas oficiais de Rabo de Saia (1984), Memórias de um Gigolô (1986), Desejo (1990), Memorial de Maria Moura (1994) e O Quinto dos Infernos (2002).

Filmes

Se na década de 1990 e no início dos anos 2000 a cidade já possuía várias produções em seu “currículo”, essa relação aumentou ainda mais nos últimos anos, agora, com os filmes.

Veja abaixo nove trabalhos feitos totalmente, ou em sua maioria, em Nova Friburgo há pouco tempo.

– Deixe-me viver (2016)

Luiz Sérgio é um jovem espírita que foi chamado para uma grande obra. Ele é convocado para escrever vários livros ligados ao espiritismo, sendo um deles o Deixe-me Viver. O filme protagonizado pelo friburguense Bernardo Dugin tem imagens no Nova Friburgo Country Clube e no Hotel Auberge Suisse, em Amparo.

Bernardo Dugin (de calça jeans) na cena do filme, gravada no Nova Friburgo Country Clube.
Foto: Divulgação

– Unicórnio (2018)

Quando o pai de Maria (Bárbara Luz) deixa sua casa, a menina e a mãe (Patrícia Pillar) voltam ao cotidiano de cuidar da casa e da plantação enquanto esperam que ele regresse. Porém, quando o destino das duas se cruza com um criador de cabras (Lee Taylor) que vive na região, elas se entregam a seus desejos e o futuro da família pode se tornar trágico. O drama lúdico foi filmado no Parque Estadual dos Três Picos, nas áreas tanto de Nova Friburgo quanto de Teresópolis.


– Macabro (2019)

Lembra da história dos irmãos necrófilos? O filme “Macabro”, dirigido por Marcos Prado e protagonizado por Renato Góes, é baseado em fatos reais e conta a história dessa série de assassinatos nos anos 1990 em Nova Friburgo. O município faz divisa com Teresópolis, entre outros lugares, justamente no Vale dos Frades. Dessa forma, o filme tem cenas gravadas nas duas cidades.


– O Jardim Secreto de Mariana (2021)

Rodado em Inhotim, Minas Gerais, com cenas também em Nova Friburgo, o filme desenrola o romance entre João (Gustavo Vaz) e Mariana (Andreia Horta), professora de botânica que não consegue usar a ciência a seu favor quando decide realizar o maior sonho da sua vida: tornar-se mãe.


– Missão Cupido (2021)

Um anjo da guarda atrapalhado, uma morte enxerida e uma jovem no meio disso tudo. Esse pode ser o resumo da comédia romântica “Missão Cupido”. Com os atores Lucas Salles, Isabella Santoni, Agatha Moreira e Rafael Infante, o longa foi gravado em Mury e no Espaço Arp, em outubro de 2017. Além de Nova Friburgo, algumas cenas foram rodadas também na cidade do Carmo.


– Poropopó (2021)

Em busca de uma vida melhor, uma família de palhaços deixa o circo e passa a morar na cidade, enfrentando dificuldades, preconceitos e autoritarismo com muito humor e magia ancestral. O cenário dessa trajetória é Nova Friburgo. Com cenas em São Pedro da Serra e no Centro, foram cinco semanas de trabalho. O grupo de Teatro Amador do Colégio Anchieta (TACA) e a banda do Ponto de Cultura de Olaria participam do longa.


– Charlotty (2021)

Estrelado pela atriz e top model Carol Marra, o curta-metragem foi inteiramente rodado em Nova Friburgo. O filme tem figurino assinado pela friburguense Joyce Costa e maquiagem de Evandro Binelly, outro artista da cidade, que faleceu em fevereiro de 2021. No elenco, mais dois nomes da terra: Bernardo Dugin e Gabriel Borges.


– Tia Virginia (2023)

Na trama, Vera Holtz dá vida à personagem título, uma mulher de 70 anos que nunca se casou e nem teve filhos. Convencida pelas irmãs Vanda (Arlete Salles) e Valquíria (Louise Cardoso), Virgínia mudou-se de cidade para cuidar da mãe idosa. O filme foi rodado em Nova Friburgo.


– Os Sapos (a ser lançado)

Os Sapos, adaptação da peça homônima de Renata Mizrahi, é um filme tragicômico sobre relações de dependência amorosa. No elenco, nomes como Thalita Carauta, Karina Ramil, Pierre Santos, Veronica Reis e Paulo Hamilton. A equipe de produção, composta por cerca de 35 pessoas, ficou instalada em Boa Esperança, Lumiar, por aproximadamente um mês e meio, sendo duas semanas de pré-produção, outras três de filmagem e mais uma para desmobilização da estrutura montada.

Foto: Divulgação


Lembrando que isso é apenas um resumo de tudo o que foi feito por aqui até agora. A lista, com certeza, é bem maior e a gente espera que ela só cresça. Nova Friburgo é filme, novela, música, amor e alegria. Um local cheio de potencial.

Sabia desses registros? Recorda ou participou de algum? Compartilhe com a gente no contato ou pelas redes sociais.

Agradecimentos ao portal da Rede Globo, jornal A Voz da Serra, SerraAção e Nova Friburgo Film Comission – locais de onde foram tiradas as informações.

2 comentários em “Nova Friburgo nas telinhas e telonas. Conheça novelas e filmes gravados na cidade”

  1. Lembro de uma edição do programa Armação Ilimitada que foi gravada no Poço Feio em Lumiar, programa Você Decide gravado na Fundação Getúlio Vargas, antigo Colégio Nova Friburgo, uma novela dos anos oitenta, minha irmã contracenou, no Teatro do Colégio Anchieta

    Responder
    • Oi, Emilio!

      Que máximo! Recebemos também outros relatos de outras produções feitas por aqui, isso é maravilhoso. Como mencionamos, a lista deve ser enorme e ficamos muito felizes com esse “currículo” friburguense.

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder

Deixe um comentário