O festival de dança O Corpo Negro está chegando a Nova Friburgo. O evento, realizado pelo Sesc RJ, é um dos maiores do gênero no país, e chega à sua quarta edição com espetáculos criados e executados por artistas negros, selecionados por um edital afirmativo.
As performances serão apresentadas na unidade friburguense do Sesc e na Estação Livre, conhecida como a antiga rodoviária urbana, no Centro. A programação, que vai acontecer de 21 a 25 de maio, ainda inclui mostra audiovisual e oficinas de dança. As atrações são gratuitas.
Os espetáculos de dança vão iniciar na Estação Livre, na Praça Getúlio Vargas, na quarta-feira (22/5), partir das 14h, com a performance “Debandada”, do grupo carioca DeBonde, uma intervenção que atravessa e é atravessada pela rua.
O espaço vai receber, na sequência, o espetáculo Kuntè, da Laborative Dance Company, companhia profissional de danças urbanas do município. A coreografia, criada por Douglas Felizardo, é a junção das experiências sociais e cênicas de cada intérprete.
Em seguida, será a vez da performance “Arte e Ginga”, do grupo Ginga Brasil, que vai mostrar ramificações do samba, desde a sua origem afro, a técnica minuciosa e encantadora do casal de mestre-sala e porta-bandeira, a beleza deslumbrante do samba das passistas e da gafieira. É a celebração desse ritmo, patrimônio cultural imaterial brasileiro.
No teatro Sesc Nova Friburgo, as apresentações vão iniciar na quinta-feira (23/5), às 19h, com o espetáculo “Originais do Charme na Área”, que faz uma viagem pela trilha sonora e pelos passinhos clássicos dos bailes de charme dos anos 1980 e 1990.
No sábado (25/5), será a vez dos espetáculos Kuntè e Arte e Ginga, às 19h. Quem não pôde conferir na Estação Livre, terá mais uma oportunidade, agora na unidade do Sesc.
Encerrando as performances de dança, no domingo (26/5) tem a Cia de Aruanda, com o espetáculo de dança infantojuvenil “Brincantes”, às 16h.
Além de todas as apresentações descritas acima, a iniciativa vai contar com mostra audiovisual e oficinas. O Sesc Nova Friburgo fica na Avenida Presidente Costa e Silva, nº 231, no Centro.
Sobre o festival
O festival de dança “O Corpo Negro” iniciou no dia 28 de abril no Rio de Janeiro e está acontecendo em outras 8 cidades do estado. A programação se estenderá até 31 de maio em unidades do Sesc RJ, escolas e universidades e espaços públicos, que vão receber obras de 32 grupos, oriundos dos estados do Rio de Janeiro, da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão e São Paulo.
Todas as atividades são gratuitas, com a retirada dos ingressos nos espaços com lotação limitada. Confira a programação detalhada no site ocorponegro.com.br.
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.