Neste sábado, 24 de maio, a Praça das Colônias de Nova Friburgo será palco de um importante encontro: a Plenária Regional Rumo à Marcha das Mulheres Negras 2025 – edição Região Serrana. O evento, aberto ao público, servirá como uma ação preparatória para a 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, marcada para o dia 25 de novembro de 2025, em Brasília.
Quase dez anos após a histórica marcha de 2015, que reuniu mais de 100 mil mulheres negras do Brasil contra o racismo, a violência e em defesa do Bem Viver, o movimento retornará com ainda mais força.

A Marcha de 2025 convocará mulheres negras de todas as regiões e contextos, reafirmando o compromisso coletivo com a reparação histórica e a construção de um futuro mais justo.
“A Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver é um movimento construído por mulheres negras de todo o Brasil, de diferentes gerações, territórios e contextos sociais. Somos quilombolas, ribeirinhas, do campo, urbanas, periféricas, acadêmicas, artistas, trabalhadoras, meninas, mães, jovens e anciãs”, explicam na descrição oficial do site do movimento.
A plenária regional em Nova Friburgo começará com um momento de acolhimento, seguido por uma apresentação musical da cantora Bruna Bento. Confira a programação completa.
SÁBADO, dia 24/05
10h às 10h30 – Acolhimento
10h30 às 11h – Apresentação musical com a cantora Bruna Bento
11h às 11h30 – Apresentação das participantes
11h30 às 13h – Roda de conversa
“Desafios e perspectivas das mulheres negras da Região Serrana no enfrentamento às violências de gênero e raça e construção de agenda de lutas por município. (Construindo uma agenda regional).”
13h – Gravação do vídeo para a XI Marcha Estadual das Mulheres Negras e brunch
Apresentação cultural de Bom Jardim CIA de Dança ANIPE “Fusão Afro com Juliana Correa Galdino”
14h às 14h30 – Apresentação cultural Slam de Petrópolis
14h30 às 15h – Uma fala sobre a Marcha Estadual de Mulheres Negras
Ao dar voz às mulheres da Região Serrana, a plenária reafirmará que o caminho rumo à marcha será, antes de tudo, um processo de escuta, articulação e mobilização. E, juntas, elas seguirão dizendo: “Vem, vem pra marcha, vem!”
A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.