Tradição e cultura! Festival de Folia de Reis acontece até o fim do mês em Nova Friburgo

Uma antiga tradição de Nova Friburgo retorna às ruas. O Festival de Folia de Reis segue até o dia 23 de janeiro, com diversas atividades, no distrito de Conselheiro Paulino.

O evento é realizado há 55 anos. Aconteceu de forma consecutiva até 2019. Em 2020, devido à pandemia, foi cancelado, retornando apenas no final de 2021. A abertura oficial do festival aconteceu na véspera de Natal, 24/12, e segue até o fim de janeiro deste novo ano.

Neste sábado, 15, às 20h30, o Unidos dos Três Reis (Rui Sanglard) se apresenta na Praça Lafayette Bravo Filho, em Conselheiro. No domingo, 16, será o grupo do distrito, a partir das 19h.

Para o encerramento, no dia 23, haverá jornadas durante todo o dia, ou seja, apresentações intercaladas de diversos grupos da cidade e região.

A iniciativa é da Associação dos Grupos de Folia de Reis de Nova Friburgo. Criada em 1998, além de juntar todos os grupos da cidade, tem o objetivo de manter viva a tradição cultural e religiosa. Nova Friburgo já chegou a contar com mais de 20 grupos folclóricos.

Por isso, a cidade é uma das que tem as maiores representações de grupos do Estado do Rio. Local que considera a Folia de Reis Patrimônio Cultural Imaterial Fluminense, pela Lei nº 9.123/2020, criando também o Dia Estadual do Folião de Reis (25 de março).

Um Encanto de Folia

Quem estava com saudades da Folia de Reis, pôde matá-la um pouco durante a programação do “Um Encanto de Natal”. Três jornadas (de Amparo, Jardinlândia e Floresta) se apresentaram nas praças Getúlio Vargas e Dermeval Barbosa Moreira.

A população parou para curtir, fotografar e prestigiar essa grande manifestação cultural.

Folia de Reis

A Folia de Reis é uma festa popular, tradicional e uma das festividades folclóricas mais emblemáticas do país.
 
Na fé cristã, o Dia de Reis, comemorado no último dia 6, marca o momento da visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. É também nesta data que se conclui os festejos natalinos. Momento de desmontar a árvore, guardar enfeites e decoração.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo. Essas manifestações festivas foram trazidas ainda no período colonial pelos portugueses e hoje é uma tradição que se mantém viva em grande parte do país.

Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos, tocando instrumentos, como tambores, reco-reco, flauta e rabeca, além da tradicional viola caipira e do acordeão. Os integrantes usam fantasias coloridas, dançam e tocam músicas típicas.

Deixe um comentário