Um trabalho reconhecido até do outro lado do mundo! O presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Nova Friburgo, Sr. Motomu Watanabe, foi o escolhido para receber a Ordem do Sol Nascente. A homenagem aconteceu no último fim de semana na cidade.
A condecoração é uma ordem japonesa, estabelecida em 1875 pelo Imperador Meiji. Criada pelo Conselho de Estado, foi a primeira condecoração nacional entregue pelo governo japonês e uma das mais antigas ordens ainda em atividade no mundo.
É entregue em nome do Imperador àqueles que prestaram longos e meritórios serviços ao país e é destinada a civis e militares, japoneses e estrangeiros.
O Sr. Watanabe foi escolhido pelo atual Imperador Naruhito por seu trabalho à frente da Colônia Japonesa de Nova Friburgo. Junto com os membros da colônia, ele recuperou e criou eventos como o Festival da Cultura Japonesa (Nihon Fri Matsuri) e o Yakisoba Solidário, que atende diversas entidades da cidade como a Casa São Vicente de Paulo, o Lar Abrigo Amor a Jesus, a APAE, a AFAPE, a Casa Madre Roselli e tantas outras.
O grupo também atua em algumas escolas municipais e envolve toda a comunidade nessa parceria cheia de história, crescimento e cultura.
Conduzida por Peter Nagatsuka, membro da Colônia Japonesa de Nova Friburgo, a cerimônia foi restrita para cumprir com os protocolos do Consulado Geral do Japão no combate à Covid-19.
A Ordem do Sol Nascente foi entregue pelo Consul Geral do Japão no Rio Ken Hashiba, representando o Imperador Naruhito, e o cônsul Massamichi Kato.
Construindo a vida em terras brasileiras
Motomu Watanabe é brasileiro, nasceu em 2 de abril de 1947, em Santa Cruz, no Estado do Rio de Janeiro. Foi na adolescência que veio para Nova Friburgo, exatamente para o distrito de Conselheiro Paulino.
Filho de japoneses, ajudou seu pai desde a infância e seguiu atuando na floricultura até 2012. Casou-se aos 24 anos com Akie Okasaki (hoje, Watanabe). Tiveram três filhos e duas netas.
Motomu participa do grupo Yakiyama há 24 anos, em que voluntários de diversos segmentos participam em prol de uma só causa: fazer o bem sem olhar a quem. É presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira e da Colônia Japonesa de Nova Friburgo.
Sua esposa, Akie Watanabe, é quem ajudou a contar esse resumo da vida do marido e ainda comentou sobre a Ordem do Sol Nascente. “Até hoje ele não conhece a Terra Natal de seus pais e tem muito orgulho da terra que os acolheu em 1932. Watanabe ficou muito honrado com essa última homenagem! Mas o sentimento por todas recebidas é uma só: gratidão”.