Tudo o que você precisa saber sobre o acesso ao Pico do Caledônia

Um dos lugares mais disputados no inverno de Nova Friburgo é o Pico do Caledônia. Com a montanha aberta à visitação, a estação em sua alta temporada e as restrições impostas pela pandemia, surgiram algumas dúvidas entre os friburguenses e os turistas.

O Descubra Nova Friburgo preparou uma lista com as principais questões que aparecem por aqui. E nós vamos responder, além de dar dicas para um passeio seguro. Chega mais!


1 – O pico está aberto à visitação

O Pico do Caledônia faz parte da área do Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O Pico do Caledônia está, atualmente, aberto à visitação de terça a domingo, das 8h às 15h para a subida, podendo permanecer até às 15h30. Às 17h, o portão fecha.

2 – Acesso ao Pico do Caledônia

O acesso ao Pico do Caledônia é pelo bairro Cascatinha, após o Parque Municipal Juarez Frotté. Para quem vai de ônibus, basta saltar na pracinha do bairro e seguir a pé à direita na primeira bifurcação e à esquerda na segunda.

Para quem vai de carro, siga o mesmo trajeto. Há placas indicando o caminho. Mas apesar de ser possível chegar ao platô principal de carro, a estrada é perigosa, estreita e não se encontra em boas condições de tráfego. Considere caminhar!

3 – Retirada de senhas para grupos

No momento não há nenhuma restrição significativa no acesso ao Pico do Caledônia. Porém, devido à grande procura, o Parque Estadual dos Três Picos, o Inea e a Secretaria de Turismo de Nova Friburgo realizaram uma ação no dia 1º de agosto de 2021.

A iniciativa foi fruto de reuniões entre os três órgãos que, juntos, estão fazendo um estudo e buscando soluções para minimizar o impacto e controlar o excesso de visitantes na montanha.

Com a temporada de montanhismo e o inverno chegando novamente, a Secretaria Municipal de Turismo está limitando a liberação de apenas dois grupos por dia. O objetivo é minimizar os impactos causados pelo excesso de visitantes no atrativo.

Acesse este link para solicitar uma senha para o seu grupo. Mais informações pelo telefone (22) 2522-8051.

4 – Sem experiência, contrate um guia

O Pico do Caledônia é a segunda maior montanha da Serra do Mar. Sua caminhada é considerada de nível pesado com um tempo que pode levar de 3 a 7 horas, contabilizando ida e volta. São pouco mais de 7km de extensão (caminho de ida, considerar mais 7km de descida) e mais de 1.000 metros de ganho de altitude.

Se você está indo pela primeira vez ou não conhece muito bem o trajeto, a orientação é contratar um guia.

Dica: confira os guias registrados pela Secretaria de Turismo de Nova Friburgo.

5 – Respeite a natureza e seja responsável

Esse passeio só é possível porque a natureza nos presenteou. Nada mais justo do que retribuir. Por isso, não deixe nada no local e também não leve nada do local. Estamos falando especialmente de lixo, um problema sério nas trilhas da cidade. Dê o exemplo.

Há moradores na região e pessoas dividindo essa caminhada com você: respeite-os! Seja cordial e dócil com os doguinhos que podem te acompanhar também. Como em todo passeio, há riscos. Dobre a atenção com as pessoas e os locais em que transita.


Não esqueça de levar o documento de identidade, só é permitido acessar as escadarias fazendo o seu registro. A guarita abre apenas às 8h da manhã. Não entre sem permissão, invasão é crime.


Informações:
(21) 2649-6847
petp@inea.rj.gov.br

*matéria sujeita a alterações de acordo com as mudanças estabelecidas pela prefeitura e pelo Inea no enfrentamento à Covid-19 e no acesso ao atrativo

Matéria atualizada em 30/05/2022.

10 comentários em “Tudo o que você precisa saber sobre o acesso ao Pico do Caledônia”

  1. Boa tarde,temos um grupo de 15 pessoas se programando para uma visitação no Pico da Caledônia no dia 28/11/2021,precisamos fazer alguma reserva está tendo restrições para visitação , precisamos fazer agendamento para reservar as vagas gostaria de tais informações por favor?

    Responder
    • Olá, Andréa!

      Para grupos de turismo, a prefeitura solicita um cadastro na Secretaria de Turismo. O formulário está disponível em um link na matéria. Mais informações pelo telefone (22) 2522-8051. Já sobre o carro que leva as pessoas até a escada do Caledônia, a Turisfri faz esse serviço.

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder
    • Olá, Marcus!

      O Parque Estadual dos Três Picos, responsável pelo Pico da Caledônia, nos informou que “não é permitido entrar e permanecer com animais domésticos na área de preservação”.

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder
  2. Boa tarde
    Estou querendo ir c uns amigos p fazer a trilha. Tenho que agendar ?
    Como faço? E tem uma 4×4 que leva até a entrada do parque como consigo o contato deles?

    Responder
  3. Fiz duas vezes o Pico da Caledônia. Consegui chegar de moto trail até o portão do parque. Prepare-se pra queimar mt embreagem da moto, pq a subida é péssima, totalmente esburacada, com crateras que judiam de qualquer moto. Chegando no portão, a escadaria é bem feita, com degraus planos e retos, vale mt a pena. A vista é perfeita, vale cada esforço.

    Responder

Deixe um comentário