O Pico da Caledônia é uma das maiores elevações da Serra do Mar e fica situado entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na divisa entre os dois municípios, inserido no Parque Estadual dos Três Picos.
Do seu cume descortina-se uma das mais belas vistas da região, sendo possível visualizar a Baía da Guanabara e uma parte da cidade do Rio de Janeiro, Região Serrana, Grande Rio (São Gonçalo, Niterói, Itaboraí), Baixada Fluminense (Guapimirim, Magé e Nova Iguaçu), Região dos Lagos como Maricá, Araruama, Cabo Frio em dias mais claros.
A caminhada a partir do bairro Cascatinha é considerada de Nível Pesada, com um tempo aproximado de 5 a 7 horas ida e volta, uma extensão de 15.820 metros e desnível de 1.554 metros de altitude.
O que levar?
- Frutas e Barras
- Água ou Repositor
- Corta vento e Agasalho
- Kit Primeiros Socorros
- Identidade
Como Chegar?
- De ônibus: Desça no ponto final da linha Cascatinha. A partir desta praça, você seguirá por um longo caminho de paralelepípedos e muitas subidas até a guarita de acesso ao pico.
- De carro: É possível chegar até a guarita, mas é uma subida para experientes na direção. Fique muito atento, ocorreram deslizamentos no caminho e a estrada está perigosa. Já na descida, os freios costumam superaquecer. Se precisar faça uma pequena parada.
Informações
- O horário de visitas é de 6h00 ate às 15h00, de terça a domingo, e não é permitido subir as escadas com chuva;
- A subida é gratuita;
- É necessário a presença de um cidadão com idade igual ou superior a 18 anos;
- Obrigatória a identificação de cada pessoa.
Acidente aéreo:
Na noite do dia 4 de setembro de 1964, o avião Vickers Viscount, prefixo PP-SRR, da Vasp, bateu na Pedra do R, no Pico da Caledônia, matando os 39 ocupantes (34 passageiros e 5 tripulantes). O aparelho fazia o percurso Vitória-Rio.Vários relatos confirmam que pessoas subiram a pedra não só para ajudar ou ver a cena. Muitos foram até o Caledônia com a intenção de furtar os pertences dos passageiros. Outros carregaram partes do avião como lembrança do ocorrido, o que acabou levando as Forças Armadas a fecharem o local, impedindo que a população subisse.
Para mais informações sobre montanhismo em Nova Friburgo, visite também os links abaixo.
Um ótimo blog para buscar informações sobre trekking e as montanhas de Nova Friburgo.
Croquiteca é o blog de escalada com o maior número de croquis das montanhas do estado do Rio.
O centro excurcionista Friburguense está com uma página bem atualizada e com muito conteúdo interessante.

Show Comments