Pico do Caledônia (Atualizado)

,

O Pico do Caledônia é a segunda maior montanha da Serra do Mar, com 2.257m de altitude, e está situado entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na divisa entre os dois municípios, inserido no Parque Estadual dos Três Picos.

Do seu cume descortina-se uma das mais belas vistas da região, sendo possível visualizar a Baía da Guanabara e uma parte da cidade do Rio de Janeiro, Região Serrana, Grande Rio (São Gonçalo, Niterói, Itaboraí), Baixada Fluminense (Guapimirim, Magé e Nova Iguaçu), Região dos Lagos como Maricá, Araruama, Cabo Frio em dias mais claros.

A caminhada a partir do bairro Cascatinha é considerada de Nível Pesada, com um tempo que pode levar de 3 a 7 horas, contabilizando ida e volta. São pouco mais de 7km de extensão (caminho de ida, considerar mais 7km de descida) e mais de 1.000 metros de ganho de altitude. A cereja do bolo para os visitantes são os mais de 600 degraus necessários para chegar ao ponto culminante da montanha.

No caminho você vai cruzar pelo Hotel Caledonia Inn, a Cachoeira da Feiticeira, o Caledônia Camping e poderá apreciar uma região ainda muito preservada. Esperamos que seja assim para sempre!

Importante:
Apesar de ser possível chegar ao platô principal de carro, a estrada é perigosa e normalmente está com grandes valas e buracos causados pelas chuvas. Alguns carros 4×4 costumam subir com mais facilidade, no entanto, basta cruzar com outro veículo no sentido contrário para dar início a saga de como ambos seguirão o seu trajeto numa estrada tão apertada. CONSIDERE CAMINHAR! Como acreditamos que o objetivo de quem sobe uma montanha seja contemplar a natureza, APROVEITE O CAMINHO.

Cenário da estrada que da acesso ao Pico do Caledônia

Mais algumas dicas:

– Leve o documento de identidade. Só é permitido acessar as escadarias fazendo o seu registro;
– Agasalho! SEMPRE. O tempo pode mudar facilmente nessas altitudes;
– Água, lanche, protetor solar;
– Não deixe NADA no local! Não leve NADA do local;
– Respeite os moradores da região;
– A guarita abre apenas as 7horas da manhã! NÃO ENTRE SEM PERMISSÃO. INVASÃO É CRIME;
– Seja cordial e dócil com os doguinhos que podem te acompanhar.

O cenário mais icônico desta montanha. Tenha cuidado ao tirar a sua foto. A vida vale muito mais do que seu registro na rede social.

Trágico acidente: na noite do dia 4 de setembro de 1964, o avião Vickers Viscount, prefixo PP-SRR, da Vasp, bateu na Pedra do R, no Pico da Caledônia, d e todos os 39 ocupantes (34 passageiros e 5 tripulantes), infelizmente nenhum sobreviveu. O aparelho fazia o percurso Vitória-Rio.


Vista de um amanhecer no platô do Pico do Caledônia.

COMO CHEGAR:
Siga a direita no ponto final do Bairro Cascatinha em direção ao Parque Juarez Frotté e Caledônia Camping.

Anterior

Colégio Anchieta

CCM

Próximo

31 comentários em “Pico do Caledônia (Atualizado)”

    • Olá, Ana Lucia!

      O Parque Estadual dos Três Picos, responsável pelo Pico do Caledônia, estava em fase de abertura gradual das atividades. Agora, abre diariamente das 8h às 17h. Você pode visitar aos sábados! Aproveite 😉

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder
    • Olá, Luana!

      Depois da reabertura gradual das atividades do Parque Estadual dos Três Picos, o parque informa que o Pico do Caledônia está, atualmente, aberto a visitação de domingo a domingo, das 8h às 17h.

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder
    • Olá, Ana Paula!

      O acesso para o Pico do Caledônia é pelo bairro Cascatinha, após o Parque Municipal Juarez Frotté. Lembramos que devido ao grande volume de visitantes a Secretaria de Turismo de Nova Friburgo indica a retirada de senhas se for para grupo de turismo.

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder
    • Olá, Washington!

      A entrada é gratuita. Lembrando apenas que é obrigatório levar documento de identidade e se for em grupo de excursão precisam de autorização da Secretaria de Turismo ((22) 2522-8051).

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder
    • Olá, Jane!

      Não. Essa é uma das dificuldades para subir de carro. A estrada é super estreita e se encontrar carro descendo o problema é grande. Recomendamos sempre ir de carro no máximo até as proximidades do Hotel Caledonia Inn. Mesmo assim são pouquíssimas vagas nos arredores. A partir deste ponto são 4 km de caminhada.

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder
  1. Olá!!
    Pode me informar se segunda-feira dia 6 de setembro, véspera do feriado de 7 de setembro, a trilha do pico da caledônea estará aberta para visitação? E o horário é à partir das 08hs?

    Responder
    • Olá, Gilberto!

      O único local ainda mais “confortável” para estacionar é próximo ao Caledônia Inn. Após esse trecho um carro ou outro consegue encostar o seu carro em um trecho ou outro. Mas não é vaga, é no máximo um recuo.

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder
  2. Olá, bom dia!
    O pico da Caledônia era de responsabilidade da Petrobras, agora é do Parque dos Três Picos? No final do o horário vai estar normal para visitação?

    Responder
    • Olá, Diogo!

      A área é de responsabilidade do Parque Estadual dos Três Picos. A Petrobras tinha concessão por conta das antenas instaladas no local. O vigia continua sendo contratado da Petrobrás enquanto não é feito um concurso para profissionais do parque assumirem a área. O horário de visitação é somente das 8h às 17h.

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder

Deixe um comentário