O Pico da Caledônia é uma das maiores elevações da Serra do Mar e fica situado entre as cidades de Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, na divisa entre os dois municípios, inserido no Parque Estadual dos Três Picos.

Do seu cume descortina-se uma das mais belas vistas da região, sendo possível visualizar a Baía da Guanabara e uma parte da cidade do Rio de Janeiro, Região Serrana, Grande Rio (São Gonçalo, Niterói, Itaboraí), Baixada Fluminense (Guapimirim, Magé e Nova Iguaçu), Região dos Lagos como Maricá, Araruama, Cabo Frio em dias mais claros.

A caminhada a partir do bairro Cascatinha é considerada de Nível Pesada, com um tempo aproximado de 5 a 7 horas ida e volta,  uma extensão de 15.820 metros e desnível de 1.554 metros de altitude.

O que levar?

  • Frutas e Barras
  • Água ou Repositor
  • Corta vento e Agasalho
  • Kit Primeiros Socorros
  • Identidade

Como Chegar?

  • De ônibus: Desça no ponto final da linha Cascatinha. A partir desta praça, você seguirá por um longo caminho de paralelepípedos e muitas subidas até a guarita de acesso ao pico.
  • De carro: É possível chegar até a guarita, mas é uma subida para experientes na direção. Fique muito atento, ocorreram deslizamentos no caminho e a estrada está perigosa. Já na descida, os freios costumam superaquecer. Se precisar faça uma pequena parada.

Informações

  • O horário de visitas é de 6h00 ate às 15h00, de terça a domingo, e não é permitido subir as escadas com chuva;
  • A subida é gratuita;
  • É necessário a presença de um cidadão com idade igual ou superior a 18 anos;
  • Obrigatória a identificação de cada pessoa.

Acidente aéreo:

Na noite do dia 4 de setembro de 1964, o avião Vickers Viscount, prefixo PP-SRR, da Vasp, bateu na Pedra do R, no Pico da Caledônia, matando os 39 ocupantes (34 passageiros e 5 tripulantes). O aparelho fazia o percurso Vitória-Rio.Vários relatos confirmam que pessoas subiram a pedra não só para ajudar ou ver a cena. Muitos foram até o Caledônia com a intenção de furtar os pertences dos passageiros. Outros carregaram partes do avião como lembrança do ocorrido, o que acabou levando as Forças Armadas a fecharem o local, impedindo que a população subisse.

Para mais informações sobre montanhismo em Nova Friburgo, visite também os links abaixo.

Um ótimo blog para buscar informações sobre trekking e as montanhas de Nova Friburgo.

Croquiteca é o blog de escalada com o maior número de croquis das montanhas do estado do Rio.

O centro excurcionista Friburguense está com uma página bem atualizada e com muito conteúdo interessante.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

Ads

Você pode gostar

Desafio Fluminense de Jiu-Jitsu

Competição de Jiu-Jitsu organizada pela Liga Fluminense no ginásio do Nova Friburgo Country Clube. Estrutura de alto nível e respeito ao atleta.

Agille – Consultoria Esportiva

A Agille é uma consultoria esportiva, atuando no mercado de fitness e wellnes através da gestão da saúde e performance. Acompanhamento individual, treinos em grupo e oportunidades de viagens para a prática esportiva nas melhores provas do mundo.

Nova Friburgo divulga o seu calendário de eventos para o bicentenário

As comemorações dos 200 anos de Nova Friburgo incluem diversas atividades culturais, esportivas, religiosas, apresentações musicais e muito mais.

Lumiar Aventura

Operadora de turismo de aventura. Conheça Lumiar de uma forma diferente e emocionante.

Scavarda´s Gastropub

Com uma decoração incrível, o espaço carrega o DNA da marca e foca na Gastronomia Contemporânea, com drinks exclusivos, cervejas, e claro, os famosos Burgers Scavarda´s.

Pedra da Catarina Mãe

A pedra foi escalada pela primeira vez em 17/03/1991, por Carlos Roberto Campos ” Béto” e Jocinei, que para época foi um feito grandioso vencer esta parede de granito com mais de 350 metros de extensão.

X