Usina Viva e Resistência Artística: projetos agitam a cena cultural de Nova Friburgo

Quem está em busca de arte e cultura em Nova Friburgo não pode perder a recheada programação na Usina Cultural Energisa. O espaço friburguense recebe a partir de outubro o novo “Usina Viva” e a volta do “Resistência Artística”.

O Usina Viva é a vibrante continuação do reconhecido Ocupa Usina. Com foco para o teatro, a música e dança, essa nova proposta será lançada na próxima quinta-feira, 26, com performance da Companhia Arteira.

Cia Arteira.
Foto: Divulgação


A organização garante que o público pode esperar mais uma boa leva de atrações de qualidade, agora com foco em novas linguagens, sem, no entanto, esquecer do audiovisual, que foi o foco do projeto em 2022.

“O Usina Viva celebra a arte dos espetáculos na serra com um projeto multilinguagem que promove o encontro, a diversidade e o fortalecimento das vozes locais, com compromisso inclusivo e democrático”, informa o comunicado da proposta.

O responsável pelo projeto é Guilherme Rezende Jr. A curadoria é da cantora e violonista Luisa Lacerda, do iluminador e produtor teatral Bernardo Lorga, da artista e produtora Mariana Neves e da cineasta Renata Spitz.

Com olhar atencioso às minorias políticas, o time curador abre o palco da Usina Cultural Energisa de Nova Friburgo para a criatividade artística com 17 apresentações, além de um curso regular de teatro ministrado pelo ator e diretor Tomás Braune.

Programação de outubro:

Usina Viva, a Energia da Arte 
QUINTA-FEIRA, dia 26/10 – Abertura: performance surpresa de Nhamandú, realizado pela CIA Arteira, para convidados durante o coquetel no salão nobre da Usina Cultural Energisa

SEXTA-FEIRA, dia 27/10 – 
20h – Apresentação Musical de Thays Sodré, às 20h

SÁBADO, dia 28/10 –
19h – Espetáculo Lunário, dirigido por Márcio Cunha

Resistência Artística

Depois de três temporadas de sucesso, acontecendo de maio a dezembro de 2022, o Projeto Cultural Resistência Artística está de volta, iniciando com a mostra TECNOSCÓPIO, na sexta-feira, 27 de outubro.

O painel das Artes Digitais é construído a partir da curadoria dos artistas Maria Sanches, Mario Moreira, Tiago Vianna e Mario Massena, que convidaram os artistas Barbara Castro, Marconi, Rodrigo Rezende, Vamoss e Nilton Viana, que utilizam a linguagem digital, para elaboração de suas obras.

Os artistas da mostra (na ordem dos nomes acima).
Foto: Divulgação


A exposição oferece aos visitantes experiências multissensoriais com a combinação de imagens, sons, movimentos, luzes, reflexos. O projeto também prevê debates, palestras e encontro com os artistas, reforçando compromisso do projeto Resistência Artística com a Arte Educação, entendendo a arte como linguagem de expressão e campo do conhecimento.

Para conferir o trabalho desses artistas, a Usina Cultural Energisa fica na Praça Getúlio Vargas, 55 – Centro. Todas as atividades são gratuitas. Para o Usina Viva, a retirada de ingressos acontece uma hora antes de cada atividade. O Resistência Artística está com as portas abertas de terça a sábado, das 13h às 20h.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário