Em seus 203 anos, Nova Friburgo já fez bastante coisa. Apesar de estar localizada no interior, a cidade teve (e tem!) muito destaque no país e no estado do Rio de Janeiro.
Nós selecionamos 8 fatos, e algumas curiosidades, para você conhecer ainda mais essa história.
1 – A primeira comunidade luterana da América Latina
A comunidade luterana mais antiga da América Latina é a de Nova Friburgo. Ela surgiu em 3 de maio de 1824, quando chegavam os primeiros imigrantes alemães à cidade. Saiba toda essa história nesta matéria. A Igreja Luterana se prepara agora para as comemorações do seu bicentenário, em 2024.
Uma curiosidade “plus” nesse tema é que Nova Friburgo é a primeira cidade do Brasil colonizada pelos alemães. Contratados pelo imperador Dom Pedro I, foram trazidos devido ao grande número de suíços (primeiros colonizadores da cidade em 1818) que abandonaram seus lotes e se dispersaram por todo o Estado do Rio de Janeiro.
2 – Única cidade brasileira criada por um decreto real
Nova Friburgo foi criada a partir de um decreto real assinado por Dom João VI. É a única das 5.570 cidades brasileiras. O decreto autorizou o agente do Cantão de Friburgo, na Suíça, Sebastião Nicolau Gachet, a estabelecer uma colônia de cem famílias na Fazenda do Morro Queimado. Foi batizada pelos suíços com o nome de Nova Friburgo, em homenagem à cidade de onde partiu a maioria das famílias.
Existia uma pequena dúvida se era mesmo a única, já que Dom João VI criou outras cidades também. Mas elas foram iniciadas antes de 1808, quando o Brasil ainda era colônia. Quando o país compôs o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, entre 1815 e 1822, a única cidade criada foi Nova Friburgo.
3 – Formada por 10 nações
Depois dos suíços e dos alemães, chegaram a Nova Friburgo Portugal, Pan-Africana, Itália, Líbano, Japão, Espanha, Áustria e Hungria. Com 10 povos formadores, a cidade é a única do país com tamanho “intercâmbio” cultural e histórico.
Há na cidade um espaço em homenagem a esses países: a Praça das Colônias. O local passa por reestruturações desde a sua reinauguração em 2018.
4 – Berço dos Jogos Florais no Brasil
Já percebeu que nossa “friburguinho” gosta de ser pioneira, não é? Então vamos adicionar mais um item na nossa lista. Foi na cidade que aconteceu a primeira edição dos Jogos Florais do Brasil. Lançada pelo presidente da União Brasileira de Trovadores (UBT), Luiz Otávio, em 1960.
Com anos de dedicação à trova, Nova Friburgo foi reconhecida como “cidade da trova” em 2014, por lei municipal. Os Jogos Florais de Nova Friburgo, evento anual, foi instituído por lei estadual como Patrimônio Cultural de natureza imaterial do Estado do Rio de Janeiro.
5 – Uma das cidades mais frias do Sudeste
De acordo com a Climatempo, o inverno friburguense é um dos mais frios do Sudeste do Brasil. O município chega a integrar a lista das cidades mais frias do país quando o clima se “empolga”. A estação é a queridinha dos turistas que querem curtir um ventinho gelado e belíssimas paisagens.
As temperaturas mínimas nos meses de junho, julho e agosto podem chegar nos dias mais frios a -4ºC na região de Salinas e entre 0ºC e 2ºC na área urbana. A área rural é local certo de ter geadas nessa época do ano.
6 – A maior produtora de flores de corte do estado…
Falando em belas paisagens, as flores tomam conta não só do cenário, mas da economia! A cidade é a maior produtora de flores de corte do estado do Rio. No Brasil fica em segundo lugar, perdendo apenas para Holambra, em São Paulo.São produzidas mais de 8 milhões de dúzias de variadas espécies.
A maior parte da produção fica na localidade de Vargem Alta, no distrito de São Pedro da Serra.
7 – … e de morangos também
De acordo com a prefeitura, 90% da produção de morangos do estado é feita aqui. Concentrada na região de Campo do Coelho. Com investimento e tecnologia, os produtores mudaram a forma de produção, deixando o morango com mais qualidade e rendendo o ano todo! São cerca de 700 toneladas anualmente.
8 – Localizada bem no centro do estado do Rio de Janeiro
É ou não é o centro das atenções? Praticamente isso! Esse último item, na verdade, é mais uma lenda urbana, mas não deixa de ser uma curiosidade. Rumores de que Nova Friburgo fica exatamente no centro do estado do Rio de Janeiro.
Essa marcação seria feita pelo ponto geodésico localizado na base da estátua de Alberto Braune, na Praça Getúlio Vargas. Bem, parece que o IBGE apenas marcou a região para calcular latitude, longitude e nível acima do mar, naquela época que não tinha internet, GPS e outros. Mas essa história passa de geração para geração e a gente adora contar porque não se perde nenhum momento de exaltar essa cidade.
Segundo melhor lugar do mundo.
Oficialmente, dez países formadores, a meu ver por uma injustiça e um lapso histórico que precisa ser reparado. Esqueceram da França. Temos ao longo da historigrafia friburguense, diversos e inquestionáveis exemplos da presença e de nossa porção francesa, a nossa Belle Époque, a começar pelo primeiro médico e primeiro “Prefeito” da vila colonial, Jean Jullien Bazet, entre muitos outros.