No meio do caos do trânsito da rotatória do Paissandu, no centro de Nova Friburgo, está um canto repleto de paz: a Praça Marcilio Dias. Um local que faz parte do início da história da cidade e hoje é mais um dos cartões postais do município.
À primeira vista ela pode parecer bem vazia, mas é só olhar com calma que você sempre vai encontrar alguém sentado, lendo ou apenas apreciando a vista.
No século 19, se chamava Largo do Pelourinho e escreve parte da história da escravidão na cidade. Infelizmente, muitos sofreram e foram humilhados naquele local. Muitos anos depois, passou a se chamar Praça do Paissandu. Depois Praça Comendador Julius Arp, até chegar a Praça Marcilio Dias. Este último nome, e que segue até hoje, foi escolhido quando o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial.
A praça possui um amplo espaço e é rodeada de árvores, arbustos, vasos de plantas e flores reunidos em um belo conjunto paisagístico. O coreto já foi palco de diversas apresentações musicais, de dança e até mesmo celebrações, como o Dia do Marinheiro.
Devido ao alto fluxo de veículos ao redor da praça, o acesso é um pouco mais difícil e deve ser feito pelo sinal de trânsito localizado no início da Avenida Comte Bittencourt.
COMO CHEGAR:
Praça Marcilio Dias – Centro, Nova Friburgo – RJ
Meus avós moravam numa casa onde é hoje o estacionamento, ficava no alto, com a vista para o coreto do Paissandú! Passei minha infância e adolescência na casa dos meus avós! Hoje, o estacionamento não lembra em nada o que foi a casa onde passei os melhores tempos da minha vida, mas olho pra imagem e resgato a lembrança da casa dos meus avós, casa com açúcar! Doce recordação dessa cidade, dessa praça onde cresci!
vc teria foto desta casa, estou escrevendo um livro sobre o paissandu e seus imoveis. e-mail rvprojetosti@gmail.com