Sete passeios para fazer em Nova Friburgo no feriado de 7 de setembro

O feriado do Dia da Independência do Brasil cai na próxima terça-feira, 7 de setembro. Parte das pessoas vai poder emendar e transformá-lo em um feriadão. É uma boa oportunidade para curtir Nova Friburgo e seus atrativos.

O tempo também está mais firme e esquentando! De acordo com os institutos de meteorologia, a temperatura pode registrar entre 11ºC (mínima) e 27ºC (máxima) nos próximos dias. Ou seja, tardes de verão e noites de inverno. Para agradar a todos os gostos.

Para aproveitar sem problemas, indicamos sete passeios para fazer em Nova Friburgo neste feriado. Dicas até mesmo para quem não vai poder esticar do sábado até à terça-feira. Mas não se esqueçam que ainda estamos em uma pandemia. Não abra mão da sua saúde. Vacinem e continuem se cuidando, falta pouco!

Pico do Caledônia

O Pico do Caledônia dispensa apresentações. É um dos locais mais procurados na cidade, principalmente nesta época. Do seu cume descortina-se uma das mais belas vistas da região. É uma caminhada considerada de nível pesado com um tempo que pode levar de 3 a 7 horas, contabilizando ida e volta. Por isso, se programe! Para saber tudo sobre o acesso ao pico, clique aqui.

Cão Sentado

Foto: Gabriel Monteiro

Já ouviu falar da pedra que parece um cão que está sentado? Pois é. E não é rumor! A Pedra do Cão Sentado é um monumento natural considerado símbolo da cidade de Nova Friburgo. É uma das mais notáveis formações rochosas do parque de Furnas do Catete. Além da trilha para chegar ao mirante e admirar esse cartão postal, o parque oferece atividades como arvorismo, rapel, muro de escalada e pesque e devolva.

Nova Friburgo Country Clube

Foto: Pedro Bessa

Esse belíssimo local, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reúne história e natureza. Sua Sede Nobre, edificada em 1860, pertenceu à família do Barão de Nova Friburgo. Em 1883, a residência foi visitada pelo Imperador D. Pedro II. Os jardins foram projetados pelo paisagista francês Glaziou. É um museu vivo de plantas raras nativas, exóticas e outras advindas de diversas partes do mundo. Um espaço para se exercitar, curtir com a criançada ou apenas para admirar a paisagem.

Circuito Terê-Fri

O Circuito Terê-Fri, na RJ-130, é um verdadeiro conjunto de pontos turísticos, hotéis, comércios e restaurantes. É por lá que ficam pontos friburguenses conhecidíssimos como o Jardim do Nêgo (foto acima), a Casa Suíça e a maior produção de morangos do Estado do Rio de Janeiro. Esses três são a nossa dica para passar uma tarde apreciando arte, a história da cidade e alimentos que o paladar não vai esquecer.

Rios e cachoeiras

Esquentou um pouquinho, a gente já procura um rio para se refrescar. Nova Friburgo tem muitos pontos para banho e cada um com uma beleza ímpar. Existem opções no Cascatinha, para quem procura mais perto do centro da cidade. Quem pode esticar um pouco mais o trajeto, a dica é aproveitar as dezenas de opções em Lumiar. Mas não se esqueça que você estará em contato com a natureza. Observe a região, cuidado com pedras, volume de água e qualquer outro item que possa atrapalhar a segurança do passeio.

Passeios de bike

Foto: Free Mountain Festival

Que tal deixar o carro de lado e descobrir a cidade de bicicleta? A bike, além de meio de transporte, é um exercício físico, um passeio e ainda ajuda o meio ambiente. Só benefícios! No Centro, curta a faixa compartilhada ao longo do Rio Bengalas, que liga o Paissandu até o bairro Duas Pedras. Para os aventureiros, há trilhas do Centro até o bairro Cascatinha, até o distrito de Amparo e até mesmo para a cidade vizinha de Cachoeiras de Macacu.

Vargem Alta

Conhecida como a Terra das Flores, Vargem Alta é um dos destinos mais bonitos da zona rural de Nova Friburgo. Fica no distrito de São Pedro da Serra. É ali que são produzidas toneladas de flores anualmente, colocando a cidade como a segunda maior produtora de flores de corte do Brasil! Cercada de perfumes, belezas naturais e muita calmaria, é o destino de quem procura um feriado de calmaria.

Deixe um comentário