Um belo casarão histórico, que é lar para 45 meninas. Para Nova Friburgo, uma grande história de dedicação social. A Casa Madre Roselli celebra os seus 70 anos de atividades ininterruptas à sociedade nesta quinta-feira, 3 de março.
Seu nome eterniza o trabalho de Madre Clelia Roselli, fundadora das Obras Madre Roselli, em 1952, acolhendo meninas carentes da cidade em um espaço da congregação dentro do Colégio Nossa Senhora das Dores, contribuindo para a proteção social dessas jovens.
Com sua bondade, a freira mobilizou cidadãos, empresários e comerciantes a ajudarem na obra social. O trabalho logo foi reconhecido e com o passar do tempo não conseguia mais atender a demanda e abrigar tantas crianças.
A mudança para o atual local, o casarão, foi em 1965, que funcionou por muitos anos como internato, ainda sob o comando das irmãs dorotéias.
Um recomeço
O tempo passou, o trabalho continuou, mas a instituição passou por muitos altos e baixos. No início dos anos 2000, correu o risco de fechar. Algo que não poderia nem deixar passar pela cabeça. Foi assim que leigos católicos voluntários assumiram e deram continuidade à obra, em 2012.
Desde então a manutenção do local é feita com a contribuição de voluntários, doadores, da renda do bazar de roupas e objetos da Casa, do estacionamento privativo do local e de eventos beneficentes.
São acolhidas meninas entre 6 e 12 anos de idade, que ficam das 7h30 às 12h, de segunda a sexta, onde tomam o café da manhã e o almoço. Elas recebem também reforço escolar, tratamento odontológico, fazem o dever de casa e participam de atividades como capoeira, jogos, oficinas e brincadeiras.
Atualmente, a diretora-presidente da casa é a Maiby Carestiato, que celebra com muita felicidade e orgulho essas sete décadas.
“É um sentimento de alegria e gratidão poder celebrar 70 anos como voluntária e diretora de uma instituição tão relevante para a vida de cerca de 3000 famílias que por aqui passaram. Uma instituição filantrópica com credibilidade, o que é um motivo de orgulho, que passou por muitos altos e baixos, mas que jamais perdeu a esperança em continuar. Para mim isso também é fonte de inspiração. Aprendo todo dia com os que estão aqui antes de mim é que é preciso confiar e perseverar. Deus providencia o resto”.
Sopre as velinhas, faça um pedido
Para esse novo capítulo da história, a Casa Madre Roselli continua lutando para angariar fundos para tornar seus sonhos realidade.
“Temos muitos planos e projetos já desenhados em nosso coração e no papel também! Dentre eles, pretendemos nos próximos anos realizar uma grande reforma estrutural na instituição (a parte mais antiga deve ter sido construída em 1800 e a parte mais nova é da década de 60). Queremos oferecer uma melhor estrutura física para os que aqui convivem”, conta Maiby.
Esse projeto foi desenvolvido de forma voluntária pelo conterrâneo e renomado arquiteto Duda Porto. A ideia é fragmentar a obra e começar pela reforma do consultório dentário. “Outro desafio é adquirirmos um transporte próprio (van ou micro ônibus) para levarmos as meninas da instituição para a escola na hora do almoço”, pontua a diretora-presidente.
Por último, mas definitivamente não menos importante, a casa quer investir na qualidade do atendimento às meninas, melhorando a alimentação e oferecendo iniciação musical. Para isso, mais uma parceria foi fechada com outra instituição da cidade.
“Fechamos uma parceria com a Banda Beneficente Real Euterpe Friburguense com a ajuda financeira de um benfeitor e, com isso, possibilitou que elas tenham aula de violão, flauta doce e canto esse ano”.
Contribua!
Existem diversas formas de ajudar esse trabalho e permitir que mais e mais meninas recebam proteção, cuidado e qualidade de vida.
Pela internet: site e redes sociais
Financeiro: Chave PIX 29.758.794/0001-39 (CNPJ) e transferência bancária pelo Banco do Brasil (AG: 0335-2 | CC: 4505-5)
Doações: a casa recebe doações de qualquer item em bom estado para vender no bazar, alimentos e itens que cooperem com a manutenção do local.
Renda: compre no bazar da instituição de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h) e utilize o estacionamento privativo.
Voluntariado: basta entrar em contato com a Casa Madre Roselli.
“Só podemos celebrar 70 anos porque muitos contribuíram ao longo dessas 7 décadas. Temos a certeza de que somos uma casa de irmãos e somos muito gratos a todos que ao seu modo nos ajudaram e ajudam”, finaliza Maiby.
A Casa Madre Roselli fica na rua General Osório, 226, no Centro. Informações pelo telefone: (22) 2528-7345.