Conexão Friburgo x Rio: 15 pontos turísticos para visitar na capital fluminense

Tem muito friburguense que ainda não visitou o Cão Sentado e muito carioca que só viu o Cristo Redentor lá no alto. Com tantos pontos turísticos pode ser fácil deixar algum passar, mas vamos te dar motivos para fazer a visita.

Afinal, visitar a sua própria cidade pode ser tão vantajoso quanto ir para outro lugar. No meio da correria do dia a dia e das responsabilidades, há um mundo de possibilidades a poucos minutos de casa.

Nessa Conexão Friburgo x Rio, tivemos a árdua tarefa de separar 15 pontos turísticos da capital fluminense. Eles foram escolhidos de acordo com a frequência de busca, ranking online e escolha dos visitantes.

Cristo Redentor

Foto: Trem do Corcovado (Divulgação)


A lista começa com ele, é claro. O Cristo Redentor é o cartão postal do Rio de Janeiro. Aliás, ele é o único local brasileiro que atualmente integra o top 15 de melhores atrações turísticas do mundo, ficando em 11º lugar no estudo da renomada empresa Stasher. Não podemos esquecer também de citar que, desde 2007, é uma das Sete Maravilhas do Mundo.

Maior e mais famosa escultura Art Déco do planeta, a estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921 e inaugurada em 1931. Está situada no Parque Nacional da Tijuca, a 710 metros do nível do mar. Uma imagem que não vai sair nunca mais da sua memória.

Endereço: Parque Nacional da Tijuca – Alto da Boa Vista
Funcionamento: aberto diariamente à visitação, das 8h às 19h
Ingressos: Corcovado

Pão de Açúcar

Foto: Parque Bondinho (Divulgação)


O nome pode até ser de açúcar, mas ele está firme, faça chuva ou faça sol, em um passeio agradável e também com uma das melhores vistas da cidade maravilhosa. Inaugurado em 1912, o Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e terceiro no mundo, ligando o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar.

Por aqui, você encontra lojas, bares e restaurantes, atividades e eventos. Possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Em breve, o Parque Bondinho vai inaugurar sua tirolesa, com uma das melhores vistas do mundo.

Endereço: Av Pasteur, 520 – Urca
Funcionamento: 8h30 às 20h, sendo o último embarque às 18h30
Ingressos: Parque Bondinho

Arcos da Lapa

Foto: Willian Viana


O antigo Aqueduto da Carioca, conhecido como Arcos da Lapa, é um dos cartões postais da cidade, além de ser o símbolo mais representativo do Rio Antigo preservado na região boêmia da Lapa. A estrutura, em pedra argamassada, apresenta estilo românico, caiada, possui 42 arcos duplos e óculos na parte superior. Os Arcos da Lapa são considerados a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial.

Endereço: Rua dos Arcos, s/n, Lapa

Santa Teresa


Santa Teresa é um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro. Vizinho da Lapa, mencionado acima, é a união perfeita entre o antigo e o moderno. Seja pelas suas mansões, restaurantes, galerias de arte, música e festas.

Em destaque temos o Bondinho, inaugurado em 1872 e ainda em circulação. A estação inicial fica na Rua Lélio Gama, próximo à estação de metrô Carioca. As saídas ocorrem em intervalos médios de 15 a 20 minutos. O custo do passeio é de R$20.

A Escadaria Selarón: obra do artista plástico chileno Jorge Selarón, a escadaria reúne diversos azulejos de várias partes do Brasil e do mundo. Toda colorida, já foi cenário de clipes de U2 e Snoop Dogg.

O Parque das Ruínas: o palacete é hoje um dos mais belos projetos premiados do arquiteto Ernani Freire e casa de trabalhos experimentais de artes plásticas. O Centro Cultural do parque conta com programação gratuita e intensa como exposições, teatros infantis, apresentações de circos e música.

Parque Lage

Foto: RioTur (Reprodução)


Projetado em 1840 pelo paisagista inglês John Tyndale, o belíssimo jardim de estilo romântico europeu divide as atenções com a floresta nativa de Mata Atlântica. O Parque Lage é a escolha para um passeio em meio à natureza, um café aos pés do Cristo Redentor, uma brisa fresca em meio ao calorão do Rio e ainda a opção para curtir a noite carioca com suas festas e festivais.

Em 1957, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Endereço: R. Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Funcionamento: Diariamente, das 9h às 17h.
Informações: Parque Lage

Jardim Botânico

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil


Fundado em 1808 por D. João, então príncipe regente de Portugal, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro é famoso pela exuberância e importância de suas coleções de plantas, bem como pela beleza de suas paisagens. Sua história bicentenária se expressa em seus monumentos, construções e obras de arte.

Os visitantes podem passear a pé ou de carro elétrico pelas aleias e ver plantas de diversos países, conhecer as estufas e os jardins e coleções temáticos, como o Jardim Japonês.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico
Funcionamento: Diariamente, das 8h às 17h
Ingressos: Jardim Botânico

Região Portuária

A Região Portuária viveu seu apogeu e declínio em pouco mais de um século, mas a partir de 2010, com o início das obras do projeto Porto Maravilha, que revitaliza a área urbana enquanto preserva a história desta região, vários pontos históricos foram redescobertos e novos foram criados.


Museu de Arte do Rio: inaugurado em março de 2013, o MAR está instalado em duas construções com estilos heterogêneos, porém interligados. O antigo palacete de D. João VI se une à uma edificação modernista. O primeiro prédio abriga as salas de exposições, que recebem mostras nacionais e internacionais. Já no segundo, funciona a Escola do Olhar, que desenvolve programas acadêmicos sobre arte, cultura e educação.

Museu do Amanhã: é um museu de ciências diferente. Um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro.


AquaRio: O Aquário Marinho do Rio de Janeiro – AquaRio – abre as portas em uma área de 26 mil m², com cinco andares e 28 tanques que somam 4,5 milhões de litros de água salgada; o maior do Brasil e da América do Sul. Cerca de três mil animais de 350 espécies diferentes podem ser vistos nos mais diversos ecossistemas marinhos.

YUP Star: a maior roda-gigante da América Latina. Com 88 metros de altura, 54 gôndolas climatizadas com capacidade para até oito pessoas e acessível para pessoas com deficiência, a roda-gigante entra definitivamente para o conjunto de cartões postais da cidade. Leva em torno de 20 minutos para dar uma volta completa e pode proporcionar uma linda vista da cidade maravilhosa para até 432 pessoas ao mesmo tempo.

Museu de Arte Moderna

Foto: Fabio Souza


Sua construção representa um marco da arquitetura, resultado dos traços do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro é uma instituição referência para a arte e para a cultura do país. Fundado em 1948, possui uma das mais relevantes coleções de arte moderna e contemporânea da América Latina, com mais de 16 mil obras.

Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo
Funcionamento: de acordo com as exposições.
O ingresso do MAM Rio é gratuito.

Biblioteca Nacional


Localizada no Centro do Rio, ela é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e é também a maior biblioteca da América Latina. Lá, você encontra mais de 10 milhões de itens em seu acervo. Andar por seus interiores é reviver a história do Brasil e contemplar uma linda arquitetura.

Endereço: Av. Rio Branco, 219, Centro
Funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h
Ingresso: Biblioteca Nacional

Real Gabinete Português de Leitura

Foto: Eduardo Knapp


Fundado em 1837, o Real Gabinete Português de Leitura foi erguido entre 1880 e 1887. Atualmente, sua biblioteca apresenta a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal. Além disso, o espaço tem mais 350 mil obras nacionais e internacionais. Sem contar também que o local apresenta um ótimo espaço para tirar fotos.

Endereço: R. Luís de Camões, 30
Funcionamento: de segunda à sexta, das 10h às 17h
Entrada gratuita. Informações: Real Gabinete

Maracanã

Foto: Marcos de Paula


Conhecer o palco de duas finais de Copa do Mundo, das cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas, além de diversos eventos que entraram para a história da cidade. O Tour Maracanã é uma das atrações mais procuradas pelos turistas e permite a visita ao acervo histórico, a zona mista, a sala de aquecimento dos jogadores, a área de coletiva de imprensa e ao vestiário.

Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, S/N – Portão 2 – Maracanã
Funcionamento: de acordo com os eventos que acontecem no estádio
Ingressos e informações: Maracanã

Theatro Municipal


Inaugurado em 1909, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é uma das principais casas de espetáculo do Brasil e da América Latina. O Theatro Municipal já recebeu grandes artistas internacionais e importantes nomes da cultura brasileira, incluindo representantes da dança, música, ópera e artes cênicas. Sua obra arquitetônica também é um belo atrativo.

Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 18h
Ingressos e informações: Theatro Municipal

Lagoa Rodrigo de Freitas

Foto: Marcos de Paula


A Lagoa Rodrigo de Freitas é uma ótima opção para quem quer passear e praticar diversos exercícios. Ela fica localizada na Zona Sul do Rio e possui um amplo e variado ambiente que conta com uma pista para pedalar, andar ou correr, área para skate e até espaços de grama e parques. Mais um canto carioca que possui uma paisagem belíssima.

Mirante Dona Marta

Foto: Mirante Dona Marta (Reprodução)


Que tal ver vários pontos turísticos em um só? É o que propõe a vista do Mirante Dona Marta. Do alto de seus 360m, é possível ver o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Maracanã, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas. O passeio se torna ainda mais interessante por dois motivos: o primeiro é que o turista não precisa gastar nada para fazer o trajeto e o segundo é que não há necessidade de se fazer trilhar para chegar neste paraíso.

Informações obtidas junto a Riotur e aos sites oficiais dos pontos turísticos.


Conexão Friburgo x Rio é um projeto do Descubra Nova Friburgo. Viabilizado em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e sua Secretaria de Integração Metropolitana, por meio do programa IntegraRio.

Deixe um comentário