Conexão Friburgo x Rio: o Barão de Nova Friburgo e o Museu da República

A relação de Nova Friburgo com o Rio de Janeiro é antiga e cada vez mais encontramos novos pontos que ligam o munícipio serrano e a capital fluminense. Hoje, contaremos sobre uma figura que fez os locais se conectarem: o Barão de Nova Friburgo.

Nessa Conexão Friburgo x Rio, conheça-o, seu papel e suas construções na região, em destaque o Palácio do Catete. Um local de grande importância histórica, arquitetônica e artística. Uma joia no Rio de Janeiro.

De comerciante a barão

Antônio Clemente Pinto saiu de Portugal e chegou ao Brasil em 1821 e começou sua vida no Rio de Janeiro trabalhando em uma loja. Enriqueceu por meio do comércio de escravos e adquiriu várias fazendas de produção de café em Nova Friburgo, Cantagalo e São Fidélis.

Tornou-se um dos maiores cafeicultores do interior do Rio, ganhando esse título de nobreza. Foi o responsável pela construção do Palácio Nova Friburgo, atual Palácio do Catete/Museu da República, e o Chalé do Parque São Clemente, sua residência de campo em Nova Friburgo. É o casarão do lago do Nova Friburgo Country Clube (NFCC), local muito visitado na serra fluminense.


Marcando presença no Rio de Janeiro

A região que abrange o atual bairro do Catete, no Rio de Janeiro, começou a ser ocupada no século XVI. O conhecido “Caminho do Catete” tinha relevância já que ligava o centro político-administrativo da cidade colonial aos engenhos localizados nos subúrbios.

No século XIX, era o local que abrigava as chácaras dos nobres, cafeicultores e comerciantes do Império Brasileiro. O Barão de Nova Friburgo adquiriu casas e terrenos neste caminho e iniciou a construção do seu palácio.

A obra foi projetada pelo arquiteto alemão Carl Friedrich Gustav Waehneldt. O jardim desenvolvido pelo paisagista francês Auguste François Marie Glaziou, o mesmo que projetou a Praça Getúlio Vargas, no centro de Nova Friburgo.

Vista aérea da Praça Getúlio Vargas, em Nova Friburgo-RJ.
Foto: Montagna Filmes


O Barão de Nova Friburgo viveu no atual Palácio do Catete com sua esposa e seu filho até 1889. Após a sua morte, seu filho, o Conde de São Clemente, vendeu a propriedade.

Pouco tempo depois a República foi proclamada. Em 1896, o vice-presidente Manuel Vitorino requisitou o antigo Palácio Nova Friburgo para que nele fosse instalada a sede da Presidência da República. O antigo Palácio Nova Friburgo foi oficialmente inaugurado como sede da Presidência da República em 24 de fevereiro de 1897 e seguiu assim até 1960, quando a capital federal foi transferida para Brasília.


Museu da República

O Palácio do Catete consagrou-se como um monumento de grande importância histórica, arquitetônica e artística. Sede do Poder Republicano por quase 64 anos, 18 presidentes utilizaram suas instalações. Em 1960, com base em Decreto Presidencial, passou então a ser organizado para abrigar o Museu da República, inaugurado em 15 de novembro daquele mesmo ano.


O Museu da República busca oferecer ao visitante um panorama da história republicana. Fotos, documentos, objetos, mobiliário e obras de arte dos séculos XIX e XX integram seu acervo, exposto nos diversos salões do Palácio, espalhados em três andares, além dos jardins. O casarão ainda transborda cultura, com cinemas, exposições, eventos literários e apresentações.


Mesmo com tantos séculos de história, o local tem sempre um novo fato para contar ou até mesmo para ser descoberto. É o caso do piso histórico soterrado, achado em fevereiro deste ano, durante um projeto de escavação. Surpreendendo até mesmo os especialistas da casa. Você pode ler sobre isso nesta matéria feita pela Agência Brasil.

Visite!

O Palácio do Catete/Museu da República fica na Rua do Catete 153, Catete. O Palácio está aberto à visitação, que é gratuita para todos os públicos. Horários: terça a sexta, de 10 às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é de 11h às 17h.

Já o jardim está aberto diariamente de 8 às 18h, também com entrada gratuita. Sobre visitas guiadas, piqueniques, animais, fotos e filmagem, todos os detalhes estão aqui.

É um ponto turístico super fácil de acessar, especialmente por ficar ao lado de uma das saídas da estação Catete, do metrô.


Conexão Friburgo x Rio é um projeto do Descubra Nova Friburgo. Viabilizado em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e sua Secretaria de Integração Metropolitana, por meio do programa IntegraRio.


A reprodução deste conteúdo, em parte ou em sua totalidade, necessita de prévia autorização do Descubra Nova Friburgo.

Deixe um comentário