Elizabeth Fonseca & Gilberto Paim

As cerâmicas de Gilberto Paim e Elizabeth Fonseca se alinham a poucas outras, feitas por criadores de cerâmica artesanal contemporânea no Brasil. Nelas percebemos o gesto certeiro, o controle da mão, a segurança da forma, que indicam a maturidade de quem está há muito tempo nesse labor.

As peças de Gilberto Paim e Elizabeth Fonseca são objetos de arte, são feitas uma a uma, manualmente. “Em vez de abdicarem da especificidade artesanal, Gilberto e Elizabeth se opõem com tenacidade à lógica mecânica da seriação indiferente. Mesmo as peças que se assemelham trazem rasgos firmes de personalidade e só são verdadeiramente apreciadas por quem as toca, manuseia, vira de cabeça para baixo e para os lados”, afirma a historiadora, professora e crítica de design brasileira Ethel Leon.

As cerâmicas já foram expostas em espaços culturais de prestígio como o Museu de Arte da Fundação Armando Álvares Penteado, o Paço das Artes e o Centro Brasileiro-Britânico, em São Paulo; o Museu de Arte Moderna, o Paço Imperial, Galerias Cândido Mendes e o Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro. Constam do acervo das galerias Espasso, de design e arte aplica-da brasileiros, em Nova York e em Los Angeles.

Em 2008, os artistas realizaram com sucesso a exposição New Ceramics na sólida galeria inglesa Beaux Arts Bath, atraindo o interesse de vários colecionadores europeus. Entre 23 de outubro e 27 de novembro de 2011, realizaram a exposição Crossing Li-nes na Galeria Marianne Heller, de Heidelberg, Alemanha, onde foram muito bem recebidos tanto pela imprensa quanto pelo público. A galeria é um dos mais conceituados espaços dedicados à arte da cerâmica em toda a Europa. Desde 1976, Marianne Heller expõe os mais importantes artistas-ceramistas de países como Inglaterra, Japão, Finlândia e Austrália, cuja contribuição para a cerâmica contemporânea é notória. A programação da galeria é acompanhada internacionalmente por artistas, apreciadores e colecionadores, além de museus de arte, design e arte aplicada. Graças à sua contribuição duradoura à promoção da arte da cerâmica, Marianne Heller tornou-se membro do Conselho da Academia Internacional de Cerâmica, de Genebra.

O projeto da luminária de led com cerâmica MIS feita em parceria com Maneco Quinderé venceu o Prêmio Casa Vogue. Acima a imagem deste trabalho.

Informações:
(22) 2523-9329
atelier@gilbertoeelizabeth.com.br

COMO CHEGAR:
Rua Presidente Kannedy, 59 – Cônego, Nova Friburgo – RJ

2 comentários em “Elizabeth Fonseca & Gilberto Paim”

    • Olá, Lourdes! Boa tarde.

      Nós, do Descubra, apenas divulgamos o trabalho da Elizabeth Fonseca e Gilberto Paim. Para informações sobre aulas, entre em contato diretamente com eles por um dos meios de comunicação presentes no final da matéria.

      Att,
      equipe do Descubra Nova Friburgo.

      Responder

Deixe um comentário